AS INTERVENÇÕES DO PIBID TEATRO DA UFC POR MEIO DAS OFICINAS DE TEATRO NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ

Autores

  • Renato Coelho de Sousa
  • Nagila Holanda de Souza
  • Tharyn Stazak de Freitas

Resumo

O PIBID Teatro da UFC se encontra há seis anos atuando na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, localizada no bairro Conjunto Ceará na cidade de Fortaleza. Neste contexto, o subprojeto vem afetando as relações que ali se estabelecem por meio de suas intervenções e também se transformando, em sua forma mais atual, no intuito de estabelecer uma espécie de "costura" do ser sensível no ambiente escolar. Ao promover tais intervenções neste ambiente, mediante ações de cunho lúdico e de prática teatral, o PIBID Teatro atua em frentes de trabalho diversas: nos interlúdios, nas oficinas e workshops, junto ao grupo de teatro, entre outras ações formativas diversas. Este trabalho focaliza uma dessas frentes que vêm sendo regularmente desenvolvidas: as oficinas de diferentes gêneros e modalidades dentro do âmbito da prática teatral. Organizadas através de encontros abertos aos sábados pela manhã, as oficinas têm como principal objetivo promover a iniciação ao fazer teatral por meio de workshops diversos. Utilizando a metodologia de pesquisa somática performativa, as oficinas constróem um corpo sensível ao teatro e às várias linguagens artísticas. O trabalho do PIBID Teatro da UFC dentro da escola tem trazido alguns resultados, como a construção de esquetes teatrais apresentados em alguns festivais na cidade e também tem prposto uma rotina diferente à escola ao indagar alunos, professores e funcionários com relação à alguns temas recorrentes no cotidiano escolar e que apresentam necessidade de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Coelho de Sousa, R., Holanda de Souza, N., & Stazak de Freitas, T. (2017). AS INTERVENÇÕES DO PIBID TEATRO DA UFC POR MEIO DAS OFICINAS DE TEATRO NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5588. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30612

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência