AS INTERVENÇÕES DO PIBID TEATRO DA UFC POR MEIO DAS OFICINAS DE TEATRO NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
Resumo
O PIBID Teatro da UFC se encontra há seis anos atuando na Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, localizada no bairro Conjunto Ceará na cidade de Fortaleza. Neste contexto, o subprojeto vem afetando as relações que ali se estabelecem por meio de suas intervenções e também se transformando, em sua forma mais atual, no intuito de estabelecer uma espécie de "costura" do ser sensível no ambiente escolar. Ao promover tais intervenções neste ambiente, mediante ações de cunho lúdico e de prática teatral, o PIBID Teatro atua em frentes de trabalho diversas: nos interlúdios, nas oficinas e workshops, junto ao grupo de teatro, entre outras ações formativas diversas. Este trabalho focaliza uma dessas frentes que vêm sendo regularmente desenvolvidas: as oficinas de diferentes gêneros e modalidades dentro do âmbito da prática teatral. Organizadas através de encontros abertos aos sábados pela manhã, as oficinas têm como principal objetivo promover a iniciação ao fazer teatral por meio de workshops diversos. Utilizando a metodologia de pesquisa somática performativa, as oficinas constróem um corpo sensível ao teatro e às várias linguagens artísticas. O trabalho do PIBID Teatro da UFC dentro da escola tem trazido alguns resultados, como a construção de esquetes teatrais apresentados em alguns festivais na cidade e também tem prposto uma rotina diferente à escola ao indagar alunos, professores e funcionários com relação à alguns temas recorrentes no cotidiano escolar e que apresentam necessidade de discussão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Coelho de Sousa, R., Holanda de Souza, N., & Stazak de Freitas, T. (2017). AS INTERVENÇÕES DO PIBID TEATRO DA UFC POR MEIO DAS OFICINAS DE TEATRO NO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5588. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30612
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.