AS MARCAS NORDESTINAS DO FORRÓ PINTADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/UFC
Resumo
Este trabalho aborda sobre a atividade denominada “Forró Pintado” desenvolvida durante o Projeto IV Sarau Literário “Eu canto cultura: hei de ensinar que em cada canto há um canto escondido”, realizado no semestre letivo 2017.1, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia/UFC, em parceria com a Escola Municipal Alvorada,situada no bairro Sapiranga, Fortaleza/CE. A atividade foi desenvolvida numa turma do Infantil IV, com 30 crianças, e teve como objetivo a apreciação das músicas de Elba Ramalho, artista estudada pela turma durante o projeto, além da promoção do letramento de forma lúdica e associada à cultura nordestina. A intervenção tem como base legal as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1999) e como referencial teórico Ferreiro e Teberosky (1999) e Duarte Júnior (1991). A metodologia da atividade consistiu na pintura de um mural pelas crianças com os pés molhado de tinta, onde puderam se expressar livremente por meio da dança ao som das músicas de Elba Ramalho, deixando registrado suas marcas, consistindo em um momento lúdico de rica experiência estética, um dos campos de experiência proposto para a Educação Infantil. Como resultado, a partir da observação do envolvimento e do relato das crianças após a atividade, constatamos que a arte vinculada ao processo de letramento e alfabetização proporciona um grande enriquecimento na aprendizagem dos educandos e no processo formativo dos bolsistas graduandos, pela oportunidade de vivências didáticas e pedagógicas diversificadas. Para concluir, a atividade oportunizou uma aprendizagem extremamente significativa, promovendo o acesso à cultura nordestina por meio da música e da dança, levando as crianças a conhecerem as origens e características de nossa região, de forma alegre e interativa, assumindo a condição de sujeitos ativos do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fontenele de Carvalho, M. I., Uchoa, A. P., Pita, R. de S., Ferreira, A. F., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). AS MARCAS NORDESTINAS DO FORRÓ PINTADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5589. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30613
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.