AS MARGENS

Autores

  • Matheus Cosmo de Almeida
  • Suy Ellen Rose Caldas de Melo
  • Tharyn Stazak de Freitas

Resumo

O espetáculo "As Margens", apresentado pelos alunos do Grupo Teatro de Quinta (grupo de teatro do colégio do Liceu do Conjunto Ceará - LCC), é um recorte inspirado no conto A Terceira Margem do Rio, do escritor Guimarães Rosa. O espetáculo trata das margens, abandonos e ausências que deixamos para trás, e em que, muitas vezes, transformamos em nossas margens e sombras, acarretando encontros entre o passado e o presente. Margens é resultado de uma das frentes do trabalho de Intervenção do PIBID Teatro da UFC ao retomar as atividades do grupo de teatro do LCC no ano letivo de 2017. Como a escola possui forte tradição artística e principalmente teatral, já contou com várias formações de grupo com um repertório variado de espetáculos e esquetes. Em sua nova formação, o grupo reúne-se todas as quintas no período da tarde em um espaço na escola, com encontros que foram divididos em dois módulos no primeiro semestre de 2017: módulo: corpo e voz - onde se viu e experimentou as diversas possibilidades de criação, e o módulo: improvisação - com base nesses elementos. O terceiro módulo: criação, iniciou-se no segundo semestre com o objetivo de possibilitar que os alunos-artistas tivessem a experiência de conhecer e realizar um trabalho de criação cênica, montando e articulando um trabalho teatral. Além disso, tivessem a oportunidade de apresentar nos espações culturais e formativos da cidade, levando a escola para o teatro, mostrando o poder e a voz que esses jovens têm e a possibilidade real deles poderem ocupar os espaços com sua juventude e força.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Cosmo de Almeida, M., Rose Caldas de Melo, S. E., & Stazak de Freitas, T. (2017). AS MARGENS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5590. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30614

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência