AS REPERCUSSÕES DO PROJETO “EU CANTO CULTURA” NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA/CE

Autores

  • Daniely Batista da Costa
  • Antonia Matinele Moreira Lima
  • Deyrisvane Ferreira da Costa
  • Maria Jose Albuquerque da Silva

Resumo

Na Universidade Federal do Ceará (UFC) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) atua em cursos de licenciaturas por meio de subprojetos, e o de Pedagogia é um dos subprojetos presentes na Faculdade de Educação (FACED), tendo como foco alfabetizar letrando com ludicidade, com a parceria de três escolas públicas municipais de Fortaleza. O presente trabalho objetiva identificar as repercussões do projeto "Eu Canto Cultura..." realizado no semestre 2017.1, na Escola Municipal Faustino de Albuquerque II, representando a 4ª edição do Sarau Literário promovido pelo subprojeto. Metodologicamente, o projeto trabalhou o letramento a partir de canções de artistas nordestinos como Alceu Valença, Belchior, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Zeca Baleiro, por meio de ações como karaokê, biografias, contações de histórias, oficina de instrumentos musicais, brincadeiras e danças. Para identificar as repercussões das ações desenvolvidas lançou-se mão de uma entrevista com os alunos do 5º ano, bem como a produção textual de uma carta para alguém da família relatando as impressões que eles tiveram acerca do IV Sarau Literário. No processo de construção de dados foi explicado o gênero carta, nisso encontramos o processo de letramento presente nas ações dos bolsistas do PIBID/Pedagogia. Os resultados revelaram que os estudantes avaliaram como positivo e interessante conhecer os artistas regionais e suas músicas, constatação expressa pela fala das estudantes da turma: “Nós estamos aprendendo sobre músicas de várias pessoas antigas.” (E.C., 11 anos); “[As] músicas são tão bonitas e românticas e muito legal.” (M.H., 11 anos). Concluímos com isso, que o projeto realizado na escola contribuiu no processo de letramento dos adolescentes com ações lúdicas e envolventes, bem como ampliou de forma refinada o repertório artístico musical, uma vez que foram apresentados artistas e músicas até então desconhecidas por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Batista da Costa, D., Moreira Lima, A. M., Ferreira da Costa, D., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). AS REPERCUSSÕES DO PROJETO “EU CANTO CULTURA” NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA/CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5594. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30618

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência