AS REPERCUSSÕES DO PROJETO “EU CANTO CULTURA” NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA/CE
Resumo
Na Universidade Federal do Ceará (UFC) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) atua em cursos de licenciaturas por meio de subprojetos, e o de Pedagogia é um dos subprojetos presentes na Faculdade de Educação (FACED), tendo como foco alfabetizar letrando com ludicidade, com a parceria de três escolas públicas municipais de Fortaleza. O presente trabalho objetiva identificar as repercussões do projeto "Eu Canto Cultura..." realizado no semestre 2017.1, na Escola Municipal Faustino de Albuquerque II, representando a 4ª edição do Sarau Literário promovido pelo subprojeto. Metodologicamente, o projeto trabalhou o letramento a partir de canções de artistas nordestinos como Alceu Valença, Belchior, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Zeca Baleiro, por meio de ações como karaokê, biografias, contações de histórias, oficina de instrumentos musicais, brincadeiras e danças. Para identificar as repercussões das ações desenvolvidas lançou-se mão de uma entrevista com os alunos do 5º ano, bem como a produção textual de uma carta para alguém da família relatando as impressões que eles tiveram acerca do IV Sarau Literário. No processo de construção de dados foi explicado o gênero carta, nisso encontramos o processo de letramento presente nas ações dos bolsistas do PIBID/Pedagogia. Os resultados revelaram que os estudantes avaliaram como positivo e interessante conhecer os artistas regionais e suas músicas, constatação expressa pela fala das estudantes da turma: “Nós estamos aprendendo sobre músicas de várias pessoas antigas.” (E.C., 11 anos); “[As] músicas são tão bonitas e românticas e muito legal.” (M.H., 11 anos). Concluímos com isso, que o projeto realizado na escola contribuiu no processo de letramento dos adolescentes com ações lúdicas e envolventes, bem como ampliou de forma refinada o repertório artístico musical, uma vez que foram apresentados artistas e músicas até então desconhecidas por eles.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Batista da Costa, D., Moreira Lima, A. M., Ferreira da Costa, D., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). AS REPERCUSSÕES DO PROJETO “EU CANTO CULTURA” NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA/CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5594. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30618
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.