“ATÉ ONDE A MINHA OPINIÃO IMPORTA?" NOTAS SOBRE: INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E OPINIÃO

Autores

  • Vilyvia Carla Marques dos Santos
  • Ana Maria Gonçalves de Sousa
  • Fernanda Naiara da Frota Lobato
  • Maria das Dores Soares
  • Renata Martins de Araújo
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O presente trabalho busca compartilhar a oficina realizada no PIBID/Sociologia em 2017, na EEEFM Dr. César Cals, que foi uma demanda da própria escola ao identificar que os alunos estavam colocando a sua opinião em debates acima de tudo, sem se importar de fato com que estava sendo debatido ou se estavam reproduzindo “discurso de ódio”, aquela velha frase “É minha opinião... Respeite!”. A atividade tem como principal objetivo explanar e contextualizar as diferenças dos conceitos de Conhecimento, Informação e Opinião, e identificar os diferentes tipos de discurso sobre neutralidade, imparcialidade, e até onde a opinião pode ser válida sem um discurso vazio ou de ódio, e entender até onde vai a liberdade de expressão. Fizemos isso por meio da construção da definição dos conceitos com os alunos e reconhecê-los no material disponibilizado pelo PIBID (notícias, colunas de opinião, artigos científicos, etc.) e depois foi construido um texto por cada aluno sobre o que significa cada conceito e porque é importante entendê-los, por meio dos seus relatos e através das suas experiências e suas problematizações a respeito da aula. E foi por meio disso que tentamos testar/medir os conhecimentos adquiridos ao longo da oficina. Que fez com os alunos se expressassem por meio da escrita sobre o tema, e fazendo uma análise dos textos escritos e pela discussão em sala, a oficina de fato ajudou para o esclarecimento dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Marques dos Santos, V. C., Gonçalves de Sousa, A. M., Lobato, F. N. da F., Soares, M. das D., Martins de Araújo, R., & Goncalves, D. N. (2017). “ATÉ ONDE A MINHA OPINIÃO IMPORTA?" NOTAS SOBRE: INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E OPINIÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5596. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30620

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência