"ATÉ QUANTO E ONDE A MINHA OPINIÃO IMPORTA? A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E OPINIÃO: QUANDO DETERMINADAS POSTURAS ATRAPALHAM NA CONSTRUÇÃO DO VIVER COLETIVAMENTE."

Autores

  • Maria das Dores Soares
  • Waldiana Sampaio Viana
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

Foi percebida em sala de aula a necessidade de discutir determinados conceitos como “Informação”, “Conhecimento” e “Opinião”, para que os debates promovidos pudessem ter melhor desenvolvimento, bem como para que os alunos conseguissem ter um domínio maior e clareza em suas ponderações acerca das mais variadas temáticas sociais. O objetivo da atividade em questão foi fazer com que os/as estudantes soubessem diferenciar Conhecimento Científico, Informação e Opinião Pessoal, a fim de fazer com que estes consigam elaborar debates saudáveis uns com os outros, não somente na escola, mas também em outros espaços de socialização em que eles estão inseridos (seja na família, no espaço religioso, em grupos de esportes, nas redes sociais, etc). Dessa maneira, espera-se que os/as estudantes aprendam a saber diferenciar a qualidade de determinados argumentos, se estão ou não de acordo com os Direitos Humanos, através de uma explanação sobre o que é liberdade de expressão, discurso de ódio e o que realmente está por trás de nossos próprios discursos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade deu-se através de uma construção coletiva entre supervisora e bolsistas. A atividade ocorreu em três momentos: 1º- Exposição dos conceitos através de uma abordagem sociológica; 2º - Como diferenciar a aplicação desses conceitos no cotidiano social a luz de exemplos de notícias jornalísticas, frases, imagens etc.; 3º - Debate sobre certos discursos de ódio e liberdade de expressão, e até onde a minha opinião fere os Direitos Humanos. A avaliação da atividade foi feita através de um texto escrito pelos estudantes, cujo, o objetivo seria eles diferenciarem os conceitos trabalhados em sala e relacioná-los com fatos do cotidiano social. Percebeu-se com a atividade que geralmente há uma incompreensão entre esses termos e o quão importante é trazer esse debate para a escola, espaço de produção e difusão do conhecimento

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Soares, M. das D., Viana, W. S., & Goncalves, D. N. (2017). "ATÉ QUANTO E ONDE A MINHA OPINIÃO IMPORTA? A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E OPINIÃO: QUANDO DETERMINADAS POSTURAS ATRAPALHAM NA CONSTRUÇÃO DO VIVER COLETIVAMENTE.". Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5597. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30621

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência