AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPREENSÃO AUDITIVA NO TESTE TOEFL IBT
Resumo
O presente trabalho, que consiste em Experimento/Estratégia Pedagógica, foi realizado com o propósito de melhorar o desempenho de estudantes no teste de proficiência em língua inglesa, TOEFL iBT. Os testes de proficiência de idiomas estrangeiros, como o TOEFL iBT, são exigidos para aqueles que desejam estudar no exterior. Cada teste exibe características próprias e por isso orientações específicas são proveitosas para se obter um bom desempenho quando da realização de um desses testes. Beneficiaram-se do presente trabalho, estudantes, servidores e professores vinculados à UFC, do curso Compreensão Oral: Palestras e Aulas, ofertado pelo NUCLI do Programa Idioma sem Fronteiras. Durante o curso, os referidos participantes fizeram três testes de compreensão auditiva do TOEFL. Na aplicação de cada teste, utilizamos uma metodologia distinta de modo a trabalharmos uma específica micro habilidade de compreensão oral, seguindo a hierarquia de micro habilidades de compreensão oral proposta por Brown (2007). O primeiro teste foi feito com introdução de vocabulário abordado no texto oral do primeiro áudio. Para o segundo teste, foi feita a leitura da transcrição do áudio antes de que ele fosse tocado. Por fim, no último teste, as questões foram lidas primeiramente pelos participantes antes de serem solicitados a escutar o áudio original do teste iBT. O desempenho dos alunos foi coletado, organizado e avaliado para verificação de qual metodologia apresentava-se mais eficaz para preparação para o teste referido. Os alunos foram encorajados a refletirem sobre os resultados obtidos e opinaram sobre o desenvolvimento de sua compreensão auditiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Costa da Silva, L. V., Andreia Turolo da Silva, P. D., Loiola Macedo, L. M., Campelo de Sá, J., & Cabral Borges, V. M. (2017). AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPREENSÃO AUDITIVA NO TESTE TOEFL IBT. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5602. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30626
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.