COLEÇÃO DE INSETOS E ARTRÓPODES: UM PROJETO PEDAGÓGICO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Resumo
Este trabalho mostra uma experiência de projeto pedagógico sobre insetos e artrópodes desenvolvido na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, com a turma Infantil 5, com treze crianças de cinco anos de idade. A UUNDC baseia suas práticas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). O trabalho com projetos é baseada em Barbosa e Horn (2008). O projeto, como construção de aprendizagens significativas com as crianças, responde aos seus interesses sobre esses animais. Metodologia: surgiu a partir do interesse das crianças em observar insetos no parque e na sala. Iniciou-se a montagem da coleção de insetos em potes de vidro, que aumentava quando se encontrava um novo bicho. As crianças realizaram pesquisas em casa com a família com foco no escorpião morto trazido pela professora e juntas montaram o mural de pesquisas. Outras atividades contemplaram os insetos da coleção: observação dos insetos vivos ou mortos com lupas; leitura de histórias; consultas a enciclopédias; atividades de desenho e escrita; desenhos artísticos com técnicas diversas (folhas secas, tecido, tinta); filmes “Inseturminha” (Turma da Mônica) e Vida de Inseto; apresentação com a música Insetos (Mundo Bita); e visita ao Borboletário da UFC. Puderam conhecer algumas obras do artista plástico Escher, relacionadas a insetos. As famílias participaram trazendo alguns insetos para a coleção, realizaram oficina de massa de modelar criando insetos com as crianças na sala, participaram do jogo de caça bichos impresso e pintura projetada em tecido. Os resultados foram: produção de um livro/portfólio do projeto; exposição das atividades das crianças; envolvimento das crianças e famílias; ampliação de saberes sobre o mundo natural, biodiversidade e preservação ambiental. A vivência deste projeto, ocorrido em 2016, explicita a importância, de na Educação Infantil, as atividades serem desenvolvidas em co-construção com as crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
FalcÃo, A. K., & Albuquerque Arraes Freire, D. I. (2017). COLEÇÃO DE INSETOS E ARTRÓPODES: UM PROJETO PEDAGÓGICO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5607. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30631
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.