COMO UTILIZAR O AUDIOVISUAL NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O trabalho tem como objetivo demonstrar como a utilização do audiovisual pode auxiliar na prática docente. Se utilizado de forma adequada, o audiovisual pode influenciar de forma positiva o interesse e a interação dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados em sala, além de criar um espaço mais interativo e diferenciado para facilitar a aprendizagem. No entanto, muitos docentes não conseguem utilizá-lo de forma apropriada, transformando algo de cunho interativo em um material cansativo e repetitivo. Efetiva-se uma pesquisa bibliográfica, por meio de sites e diversos artigos, na busca de materiais que podem contribuir com o desenvolvimento do trabalho. A pesquisa se divide em coleta das informações, análise dos dados e relatório final. Na primeira, foram reunidos depoimentos de professores sobre suas experiências com o audiovisual em sala, coletados em maior parte em sites de discussões on-line. Na segunda, os relatos foram comparados e separados entre pontos positivos e negativos com o uso dessa ferramenta. Na terceira, desenvolve-se o trabalho que reúne as conclusões finais. Conclui-se que apesar dos pontos positivos que poderiam ser obtidos através do uso do audiovisual na docência, percebe-se que muitos profissionais não possuem o conhecimento necessário para manusear tal ferramenta, fato esse que demonstrou a necessidade de mais pesquisas por parte dos docentes para a criação de materiais audiovisuais de maior qualidade, que permitam de fato que o aluno possa aprender por meio da transmissão de conceitos e sensações através desses estímulos visuais. O que pode resultar em aulas mais produtivas tanto para o aluno quanto para o professor. Pretende-se dar continuidade à pesquisa tendo como foco o audiovisual em práticas docentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins de Lima, M., Loureiro, R. C., Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Pereira, R. C., & Luciana de Lima. (2017). COMO UTILIZAR O AUDIOVISUAL NA PRÁTICA DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5609. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30633
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.