CONHECENDO A CULTURA INDÍGENA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL LENDA
Resumo
O trabalho objetiva relatar uma intervenção realizada por bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do subprojeto de Educação Inclusiva, na Escola Municipal Vicente Fialho, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. O aporte teórico que possibilitou o alcance desse fim foi delineado principalmente a partir da teoria de Marcuschi (2006) que versa sobre os gêneros como rotinas sociais de formas culturais e cognitivas de ação social. A intervenção visou trabalhar o gênero textual lenda, apresentando as principais características desse gênero, assim como, a partir da Lenda da Mandioca, possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a cultura indígena. A atividade foi organizada em três momentos principais: (i) roda de conversa, em que identificamos os conhecimentos que os alunos possuíam sobre o tema a ser abordado. A partir das respostas das crianças, comentamos sobre as lutas e conquistas indígenas e explicamos o gênero lenda; (ii) contação da Lenda da Mandioca, a partir da qual destacamos diversas palavras de origem indígena. Nesse momento utilizamos como recurso a apresentação de uma mandioca, de modo que os alunos puderam ter uma aproximação concreta com esse alimento. Solicitamos ainda que eles praticassem o reconto oral, estimulando-os a destacar os elementos da narrativa que mais despertaram seus interesses; (iii) por fim, orientamos os alunos a produzirem um desenho, referente ao que compreenderam sobre a lenda apresentada, em seguida eles atribuíram um título e assinaram a obra artística. Percebemos que o tema chamou bastante à atenção dos alunos, eles demonstraram interesse em todos os momentos e realizaram a atividade do desenho com zelo, manifestando grande criatividade. Observou-se que as vivências possibilitaram a compreensão sobre as características e finalidades do gênero oral em foco.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues Lopes, I. F., Souza, R. da C., Nascimento Teixeira, D. E., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). CONHECENDO A CULTURA INDÍGENA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL LENDA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5613. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30637
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.