CONHECENDO A CULTURA NORDESTINA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL CONVITE
Resumo
O trabalho objetiva apresentar uma intervenção realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Educação Inclusiva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal Vicente Fialho. A atividade foi desenvolvida na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na qual está incluído um aluno que apresenta síndrome de Asperger. Essa intervenção objetivou trabalhar a cultura nordestina e as manifestações artísticas e religiosas que ocorrem durante as festas juninas. Para isso usamos o gênero textual convite, identificando sua função social e sua finalidade. Para desenvolver a atividade, foi necessário fazer uma apresentação histórica a respeito da temática São João e sobre o folclore que o envolve. Essa atividade objetivou também aprimorar a linguagem oral e escrita e desenvolver a coordenação motora fina. Para seu desenvolvimento solicitamos que os alunos fizessem o reconto oral, e posteriormente produzissem convites para uma festa junina. Percebemos o interesse dos alunos devido à temática trabalhada e sua curiosidade a seu respeito. Verificamos que a confecção dos convites oportunizou maior envolvimento da turma com a atividade, em virtude de sua utilidade social. Além disso, foi proporcionado um momento interativo entre eles, para que montassem um mural com os convites, bem como a realização de uma decoração criativa.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira, P. P., Nascimento Teixeira, D. E., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). CONHECENDO A CULTURA NORDESTINA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL CONVITE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5614. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30638
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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