CONHECENDO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: A PRÁTICA DE AULA DE CAMPO PARA APROXIMAR A EDUCAÇÃO BÁSICA DO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Francisca Mayara Pereira Moreira
  • Bruno Reginaldo da Silva
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Virlanda Ingrid da Silva Martins
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho faz parte de uma das práticas realizadas pelos bolsistas do subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Na história da educação brasileira, o distanciamento entre a educação básica e o ensino superior, sempre foi apontado como problema. Essa realidade separa sujeitos e mundos que deveriam estar diretamente relacionados, interagindo e proporcionando práticas transformadoras. Os bolsistas do PIBID assumem um papel essencial, tendo a oportunidade de vivenciar, aprender e contribuir para a escola básica. Da mesma maneira, o educando da escola básica também deveria ser contemplado com práticas de vivência na Universidade. Diante desse contexto, objetivou-se proporcionar trocas de experiências entre os educandos da Universidade e os da escola básica, no sentido de conhecer o espaço acadêmico e compartilhar saberes. Essa prática foi desenvolvida na EEM Liceu de Messejana em parceria com a Secretaria de Educação, com turmas de 3° ano, por meio da aplicação de aulas de campo. As práticas foram organizadas primeiramente com a trilha na Universidade Federal do Ceará, na qual os alunos conheceram o Campus e especificamente o Departamento de Geografia; posteriormente, ocorreu a exposição de temas sobre os conhecimentos de acesso e permanência no meio acadêmico. Diante dos resultados, foi observado que os alunos compreenderam algumas dinâmicas existentes no ambiente universitário, assim como se revelaram encantados e ansiosos para pertencerem a esse espaço. O aprendizado para os bolsistas ocorreu no sentido de melhorar as relações interativas com esses jovens, conhecer os seus projetos no que se refere aos estudos e a vida de maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pereira Moreira, F. M., Reginaldo da Silva, B., Quixadá, L. M., Martins, V. I. da S., & Silva Barbosa, M. E. (2017). CONHECENDO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: A PRÁTICA DE AULA DE CAMPO PARA APROXIMAR A EDUCAÇÃO BÁSICA DO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5615. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30639

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência