CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar como o ensino de geografia no ensino médio pode contribuir para a aplicação de teorias e práticas que contribuam na conservação dos recursos hídricos. Para isso, foram feitas observações de aulas em duas turmas de primeiro ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos. A partir disso foi proposto um conjunto de quatro aulas sobre o tema hidrografia seguindo a metodologia de sequência didática proposta por Libâneo na sua obra intitulada Didática, que foi publicada em 1994. As aulas consistiram em exposição de conteúdos a partir da explanação do professor, do livro didático e de recursos audiovisuais complementadas com debates sobre o tema água e aplicação de um jogo pedagógico. Cada momento desse tinha como objetivo alcançar uma ou mais etapas da sequência didática que são: preparação e introdução da matéria; tratamento didático da matéria nova; consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades; aplicação; controle e avaliação. Para obtenção de resultados, foram aplicados dois questionários sobre o tema, um no início, antes da realização das atividades, com o intuito de analisar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao conteúdo, e outro no fim das sequências de aulas. Com isso foi possível perceber a evolução dos alunos quanto ao tema e consequentemente na conscientização sobre a importância da conservação dos recursos naturais, em especial os recursos hídricos. Porém, deve ficar claro que a educação ambiental deve ser uma prática de constante aprendizado, cabe à Geografia contribuir na inicialização desse processo.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Neto, R. da S. L., & Linhares Sales, M. C. (2017). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5617. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30641
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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