CONVERSANDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES E OS FUTUROS PROFESSORES?
Resumo
Este trabalho teve como propósito expor a reflexão sobre as percepções que os estudantes têm sobre o assunto de gênero e sexualidade, através de uma gincana cultural proposta pela direção e professores da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará, ocorrida no final do ano de 2016. A gincana incluiu várias temáticas de interesse do aluno, na forma de palestras, conversas ou oficinas. Foi sugerida pela direção da escola que elas fossem ministradas por bolsistas do PIBID dos vários cursos que trabalhavam na escola de forma que sua abordagem buscasse uma perspectiva além do conteúdo da disciplina. Todas as palestras foram ministradas no auditório da escola pois comportava um maior número de alunos. Os bolsistas do PIBID Biologia, a partir de discussões sistemáticas, selecionaram a temática “gênero e sexualidade” para ser abordada com os alunos numa perspectiva para além do conteúdo tradicional, fundamentada na dialogicidade freireana, respeitando todas as ideias dos alunos, na construção do seu pensamento. As palestras foram elaboradas inicialmente com algumas perguntas direcionadas para os alunos. As perguntas foram: o que vocês entendem por sexo, gênero e sexualidade? Em seguida, depois de uma breve discussão, iniciávamos pela definição de cada termo, como forma de introdução e delimitação do conceitos envolvidos na temática. O tema foi visto como algo novo e polêmico, a partir dos comportamentos observados nos alunos. Falar de gênero nas escolas envolve algumas questões como: a distinção dos sexos nas atividades que envolvem o cotidiano dos alunos, evidenciadas nas divisões de grupos nas aulas de educação física, em que os meninos nem sempre aceitam dividir certas atividades com as meninas. Através dessas palestras surgiram possibilidades de desenvolver ainda mais esse tipo de temática dentro da escola ampliando a discussão tanto entre os alunos como também os professoresDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Teixeira de Sousa, E., Damasceno, T. T. da S., Nogueira, T. G., & Feitosa Silva, J. R. (2017). CONVERSANDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES E OS FUTUROS PROFESSORES?. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5619. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30643
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.