DANÇAS POPULARES - PRIMEIROS CONTATOS COM O PIBID DANÇA NA ESCOLA CÉSAR CALS EM FORTALEZA - CE
Resumo
O Programa de Iniciação à Docência - Pibid é uma boa oportunidade para se ter experiências com as práticas docentes diretamente com o alunos em sala de aula. O curso de Dança Licenciatura da Unversidade Federal do Ceará - UFC é pensado para promover aos dicentes práticas corporais de dança atravessadas por um pensamento em dança contemporânea, pois acredita no acolhimento da diferença entre os corpos e seus pensamentos, trazendo qualquer questão para ser "discutida" e "tratada" através do corpo e criando dança. Nesse contexto nasce o desejo de levar minhas vivências com as danças populares para as práticas do Pibid na Escola de Ensino Médio César Cals em Fortaleza. Pois acredito que há muitas questões a serem levantadas a partir delas. As danças populares pode ou tem o interesse em trabalhar o coletivo, o sentimento de pertença, o reconhecimento da nossa cultura, o fazer dançante a partir da esponteneidade de um corpo brincante, etc. A partir dos primeiros contatos com a turma do Pibid Dança, pude inserir um pouco dessas vivências com os alunos e as alunas do projeto e percebi uma boa abertura e receptividade com o que foi repassado. Porém encontro alguns desafios em como continuar levando essa tematica de forma mais dinâmica e criativa, atravessada por outras práticas corporais, mescladas às somáticas e alguns jogos cênicos, por exemplo. Desejo continuar minha pesquisa juntamente com os outros professores da bolsa e junto à coordenadora do nosso projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cunha, N. de C., & Primo Gadelha, R. C. (2017). DANÇAS POPULARES - PRIMEIROS CONTATOS COM O PIBID DANÇA NA ESCOLA CÉSAR CALS EM FORTALEZA - CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5621. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30645
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.