DECATLO MATEMÁTICO

Autores

  • JosÉ Valdir Teixeira
  • Andresa Marques de Lima
  • Andreza Kezia de Lima Silva
  • Dayara Duarte de Oliveira
  • Francisca Natália Torres Aguiar
  • Jose Alberto Duarte Maia

Resumo

Interdisciplinaridade segundo o dicionário Aurélio é uma relação entre duas ou mais disciplinas ou outras áreas do conhecimento. O projeto denominado Decatlo Matemático busca promover o diálogo entre as disciplinas de Matemática e Educação Física. O objetivo é estimular o raciocínio lógico e matemático em atividades que demandam esforço físico e concentração. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: a primeira denominada Quiz Show Matemático, na qual os alunos respondiam perguntas sobre o conteúdo estudado em sala de aula, foi aplicada em cada turma dos segundos e terceiros anos dos turnos manhã, tarde e noite. A segunda foi o Desafio de Raciocínio Lógico, onde as equipes responderam três desafios de raciocínio lógico relacionados à capacidade de usar os números de forma efetiva, raciocinar bem, observar padrões e relações lógicas. Na terceira intitulada Decatlo Matemático, as equipes disputaram entre si, definidos os confrontos através de sorteio. Nessa etapa, as equipes participaram das seguintes atividades: torre de Hanói, revezamento, tangram, salto em distância, quebra-cabeça de multiplicação, corrida de saco, tetra-cores, corrida de carro de mão, desafio de raciocínio lógico e acerte o ângulo. Cada tarefa deveria ser executada na ordem descrita acima e venceria a equipe que realizasse o trajeto no menor tempo. O trabalho teve uma participação efetiva dos alunos e dos professores de Matemática e Educação Física das turmas envolvidas, algumas dificuldades de execução que foram superadas e os objetivos alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Teixeira, J. V., Marques de Lima, A., Silva, A. K. de L., Duarte de Oliveira, D., Torres Aguiar, F. N., & Duarte Maia, J. A. (2017). DECATLO MATEMÁTICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5623. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30647

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência