DESAFIOS DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID
Resumo
Nosso relato de experiência é baseado em vivências nas escolas Guiomar da Silva Almeida e José Valdo Ramos e, conjuntamente, de práticas como docentes que foram cultivadas no decorrer da carreira e vida musical. Nossa intenção é conscientizar a comunidade acadêmica a respeito da problemática tanto da dificuldade dos bolsistas em se locomover até as instituições de educação básica, quanto da falta de insumos básicos para a realização das atividades do projeto. Baseado em experiências adquiridas naquelas duas escolas que foram contempladas pelo PIBID Música, foram detectados problemas estruturais que dificultam, em aspectos pessoais e infraestruturais a execução do ensino musical de maneira mais efetiva e de qualidade para os discentes. Pata tanto, com o propósito de levantar junto aos bolsistas do PIBID as informações pertinentes, utilizamos questionários, entrevistas e debates para identificar e discutir as reais necessidades estruturais encontradas nas escolas contempladas pelo programa, expondo-as oportunamente aos coordenadores do PIBID e às respectivas instituições de ensino. Como resultados, esperamos que, através de diálogo entre a universidade e as escolas, os levantamentos sejam utilizados para que os problemas sejam sanados e haja melhorias no desenvolvimento das atividades como um todo, viabilizando assim um melhor desempenho dos bolsistas em suas atividades e melhorando a qualidade de aprendizado dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Claudio da Silva, J., Caetano da Siva, F., Cruz, R. G., & Teixeira, J. A. (2017). DESAFIOS DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5625. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30649
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.