É PRECISO DISCUTIR A QUESTÃO DE GÊNERO NAS ESCOLAS.

Autores

  • Carina Machado da Silva
  • Patrícia Pereira Cunha
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

Durante o ano letivo de 2016, o PIBID de Sociologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Rogério Fróes elaborou e executou atividades sobre a temática Gênero e Sexualidade. Inicialmente, a atividade ocorreu em algumas escolas que se encontravam ocupadas pelos estudantes, haja vista que a rede estadual se encontrava em greve. Nessa ocasião tivemos a oportunidade de testar e avaliar a atividade planejada e adaptá-la para a sala de aula do ensino regular. Ao término da greve dos professores, verificamos a necessidade de no mínimo quatro aulas já que a atividade exigia o tempo de confecção e apresentação de um (a) boneco (a) para uma classe que, em muitas vezes, tem em torno de 35 a 40 alunos e ainda uma aula teórica para finalizar a discussão. Por isso, resolvemos utilizar as aulas de Sociologia junto com as de Formação Cidadã. Então, os demais professores da disciplina de Formação Cidadã solicitaram a intervenção do PIBID em suas turmas, tendo inclusive liberado suas aulas de matérias para a realização da nossa atividade que foi trabalhada em todas as turmas dos 2os e 3os anos nos turnos da manhã e tarde. No total foram 10 turmas nas quais fomos muito bem recebidos tanto pelos alunos como pelos colegas professores que abraçaram a temática e o PIBID de Sociologia. No ano de 2017, estamos colhendo os frutos do sucesso alcançado tanto pela visibilidade do trabalho na escola como nos encontros científicos. Os bolsistas apresentaram o trabalho no ENESEB 2017 em Brasília e estão elaborando trabalhos para serem publicados em livros e cadernos de licenciatura. Enquanto na escola, fomos chamados para conduzir a reunião da escola com a temática de gênero e sexualidade que foi escolhida pelos próprios estudantes. Logo, percebe-se a importância do trabalho do PIBID de Sociologia na escola como a relevância do tema na sociedade atual e cabe a disciplina de sociologia ocupar o seu lugar e seu papel como disciplina indispensável e obrigatória no ensino médio.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Machado da Silva, C., Cunha, P. P., & Goncalves, D. N. (2017). É PRECISO DISCUTIR A QUESTÃO DE GÊNERO NAS ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5633. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30657

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência