EDUCAÇÃO MUSICAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR FRANCISCO DOMINGOS DA SILVA.
Resumo
A partir de junho de 2017, iniciou-se as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na escola de ensino público Francisco Domingos da Silva, no bairro Barra do Ceará. Através das primeiras experiências de ensino nessa escola, observamos algumas das dificuldades enfrentadas por nós bolsistas. O trabalho tem como objetivo refletir sobre essas dificuldades, a fim de lidarmos melhor com obstáculos à iniciação musical. Uma das primeiras questões que surgiram em sala de aula é o estranhamento, ou mesmo uma inquietação, dos alunos quanto aos exercícios propostos. Visto que os alunos optam por participar das aulas no horário de contra turno, nos perguntamos sobre o motivo de não se agradarem de alguns dos exercícios musicais que geralmente são encarados como jogos divertidos. Uma das nossas considerações é quanto a idade em que esses alunos estão sendo inseridos a iniciação a educação musical, visto que o ideal seria desde os primeiros anos escolares, e esses alunos se encontram no ensino fundamental II, bem como o contexto cultural e social desses alunos. Com o trabalho ainda em andamento, temos a expectativa que uma adaptação dos jogos e exercícios mais próximos ao interesse dos alunos, sem deixar de lado os princípios desses exercícios, nos ajudarão a cativar a vontade dos alunos do fazer musical, e consequentemente, a melhor compreensão de conceitos musicais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rosa de Lima, A., Pinheiro Cavalcanti, I. C., Silvestre, A. A., & Parente, F. X. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR FRANCISCO DOMINGOS DA SILVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5635. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30659
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.