EDUCAÇÃO MUSICAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR FRANCISCO DOMINGOS DA SILVA.

Autores

  • Arisse Rosa de Lima
  • Iury Cezar Pinheiro Cavalcanti
  • Amanda Almeida Silvestre
  • Filipe Ximenes Parente

Resumo

A partir de junho de 2017, iniciou-se as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na escola de ensino público Francisco Domingos da Silva, no bairro Barra do Ceará. Através das primeiras experiências de ensino nessa escola, observamos algumas das dificuldades enfrentadas por nós bolsistas. O trabalho tem como objetivo refletir sobre essas dificuldades, a fim de lidarmos melhor com obstáculos à iniciação musical. Uma das primeiras questões que surgiram em sala de aula é o estranhamento, ou mesmo uma inquietação, dos alunos quanto aos exercícios propostos. Visto que os alunos optam por participar das aulas no horário de contra turno, nos perguntamos sobre o motivo de não se agradarem de alguns dos exercícios musicais que geralmente são encarados como jogos divertidos. Uma das nossas considerações é quanto a idade em que esses alunos estão sendo inseridos a iniciação a educação musical, visto que o ideal seria desde os primeiros anos escolares, e esses alunos se encontram no ensino fundamental II, bem como o contexto cultural e social desses alunos. Com o trabalho ainda em andamento, temos a expectativa que uma adaptação dos jogos e exercícios mais próximos ao interesse dos alunos, sem deixar de lado os princípios desses exercícios, nos ajudarão a cativar a vontade dos alunos do fazer musical, e consequentemente, a melhor compreensão de conceitos musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rosa de Lima, A., Pinheiro Cavalcanti, I. C., Silvestre, A. A., & Parente, F. X. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR FRANCISCO DOMINGOS DA SILVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5635. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30659

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência