ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Mariana Isabel e Silva
  • Ana Carla Sabino Fernandes

Resumo

Neste trabalho apresentarei a experiência do ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA),realizada na instituição de ensino do Colégio dos Bombeiros Militar do Ceará, no período noturno, com duração de um ano, articulado à área de Ciências Humanas, que possibilita aos alunos, através da interdisciplinaridade, ampliar seus conhecimentos sobre as problemáticas contemporâneas por meio de diversas temporalidades, que servirão como um amplo arcabouço teórico para possibilitar o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.O tempo de demora desses alunos para a retomada da vida escolar fora bastante variado, o que torna a docência nessa categoria um desafio ainda maior, visto que além da enorme variação de idades, de lugares sociais e de identidades culturais, cada aluno teve uma experiência escolar bem diversa uns dos outros. Paralelo a isso, existe outra dificuldade que é a pouca orientação do Ministério da Educação (MEC) para a formação acadêmica dos professores quanto ao ensino direcionado a alunos chamados "fora de faixa".Para realização desse projeto, as aulas estão sendo organizados por temas sugeridos no material didático, a fim de que eles não percam o tato com o livro, mas também por fontes documentais tais como textos escritos, iconográfico e musicais para que os alunos possam, com auxílio do professor, interpretar as fontes e ter uma compreensão contextualizada e não limitada. As abordagens seguirão na maioria das aulas um modelo de aula-oficina, ou seja, o professor não estará na posição de detentor da verdade e do conhecimento, mas um organizador de atividades problematizadoras, e os alunos não serão como uma tábua rasa sem qualquer conhecimento, mas poderão contribuir com a aula. Diante disso, eles mesmos serão os agentes da sua formação, com pensamentos e experiências prévias, capazes de dialogar e construir o saber histórico de forma crítica e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Isabel e Silva, M., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5636. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30660

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência