ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Neste trabalho apresentarei a experiência do ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA),realizada na instituição de ensino do Colégio dos Bombeiros Militar do Ceará, no período noturno, com duração de um ano, articulado à área de Ciências Humanas, que possibilita aos alunos, através da interdisciplinaridade, ampliar seus conhecimentos sobre as problemáticas contemporâneas por meio de diversas temporalidades, que servirão como um amplo arcabouço teórico para possibilitar o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.O tempo de demora desses alunos para a retomada da vida escolar fora bastante variado, o que torna a docência nessa categoria um desafio ainda maior, visto que além da enorme variação de idades, de lugares sociais e de identidades culturais, cada aluno teve uma experiência escolar bem diversa uns dos outros. Paralelo a isso, existe outra dificuldade que é a pouca orientação do Ministério da Educação (MEC) para a formação acadêmica dos professores quanto ao ensino direcionado a alunos chamados "fora de faixa".Para realização desse projeto, as aulas estão sendo organizados por temas sugeridos no material didático, a fim de que eles não percam o tato com o livro, mas também por fontes documentais tais como textos escritos, iconográfico e musicais para que os alunos possam, com auxílio do professor, interpretar as fontes e ter uma compreensão contextualizada e não limitada. As abordagens seguirão na maioria das aulas um modelo de aula-oficina, ou seja, o professor não estará na posição de detentor da verdade e do conhecimento, mas um organizador de atividades problematizadoras, e os alunos não serão como uma tábua rasa sem qualquer conhecimento, mas poderão contribuir com a aula. Diante disso, eles mesmos serão os agentes da sua formação, com pensamentos e experiências prévias, capazes de dialogar e construir o saber histórico de forma crítica e emancipadora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Isabel e Silva, M., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5636. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30660
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.