ESPAÇO VIVIDO E ESCUTA DOS SABERES COTIDIANOS NO PIBID EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Jose Tiago Simiao de Sousa
  • Sarah Alice Pereira Sampaio
  • Ana Maria dos Santos Roseno
  • Natália Pinto Fernandes
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

O presente trabalho pretende relatar experiências em iniciação à docência, no âmbito do projeto interdisciplinar Pibid Educação Inclusiva da Universidade Federal do Ceará, na Escola Municipal Antônio Sales, na cidade de Fortaleza-CE. A atividade relatada contou com a participação de quatro bolsistas dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Geografia, que propuseram intervenções didático-pedagógicas no primeiro semestre do ano de 2017, em duas turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. As intervenções foram propostas e realizadas seguindo o planejamento de um projeto interdisciplinar, que pretendia efetivar sequências didáticas a partir das temáticas dos gêneros textuais e orais. Este relato de experiência aborda sobre vivências e estratégias didático-pedagógicas experimentadas pelos estudantes bolsistas, durante a realização da sequência didática de produção de cartazes sobre a temática transversal do “meio ambiente”. Nas intervenções didático-pedagógicas, a escuta dos saberes cotidianos a partir dos espaços vividos pelos estudantes, tornou-se o ponto de partida para a produção dos cartazes e discussão sobre este gênero textual e a temática do meio ambiente. A partir de perguntas geradoras, os estudantes eram convidados à falar sobre o que entendiam sobre meio ambiente e preservação ambiental, relatando vivências nos espaços da casa, da rua, do bairro, da escola e da cidade. Construía-se assim, um ambiente pedagógico de escuta e partilha de saberes cotidianos na sala de aula entre os estudantes das turmas, para depois produzirem coletivamente cartazes informativos, com os bolsistas assumindo papéis de facilitadores da intervenção e mediadores do debate. Concluindo-se a partir destas experiências, que a prática da escuta e o incentivo à partilha dos saberes prévios dos estudantes, resultou na construção coletiva de conhecimento em sala de aula, por meio da escuta do outro e da valorização dos saberes e vivências socioespaciais cotidianas dos estudantes.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Simiao de Sousa, J. T., Pereira Sampaio, S. A., Roseno, A. M. dos S., Fernandes, N. P., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). ESPAÇO VIVIDO E ESCUTA DOS SABERES COTIDIANOS NO PIBID EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5637. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30661

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência