EXPERIMENTO DE PRESSÃO EM UM GÁS PARA SIMULAR A RESPIRAÇÃO HUMANA
Resumo
Este trabalho trata de um Experimento Pedagógico desenvolvido pelos alunos pibidianos participantes do subprojeto Pibid/Física no Colégio Estadual Justiniano de Serpa. O experimento consiste em criar uma simulação da caixa torácica humana com materiais de baixo custo e demonstrar o que acontece com os nossos pulmões no processo da respiração humana; mostrando a contração e o relaxamento do diafragma e como isso influencia na quantidade de ar presente nos pulmões. Fazemos, então, uma conexão do que até então era visto, na maioria dos casos, apenas na disciplina de biologia para explicar alguns conceitos de pressão em um gás, tornando-o agora interligado também a princípios físicos. O objetivo deste experimento é oferecer aos alunos do Ensino Médio uma explicação sobre pressão através de um experimento de baixo custo, a fim de reforçar aquilo que foi visto em sala de aula e assim amplificar o entendimento mútuo de teoria e prática no conteúdo de física e biologia. Para construi-lo, usaremos somente garrafas PET, bexiga, tesoura, cola quente, fita isolante, tubos de plástico, um ferro de solda industrial e um fio de arame. Nosso experimento ficará exposto durante os intervalos das aulas na Escola, em um local estratégico, com o intuito de despertar a atenção dos alunos para a prática em questão. A ideia de utilizar experimentos como estratégia de ensino tem se mostrado muito eficaz em outras ocasiões, os alunos ficam bastante curiosos e interessados em descobrir como o experimento funciona e isso se torna uma excelente oportunidade para a explicação dos fenômenos físicos, e, nesse caso, biológicos também.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira da Silva, G. V., Costa, B. B., Ribeiro, C. A., Mesquita Celso, W. J., Rodrigues dos Santos, W., & Araujo Silva, M. A. (2017). EXPERIMENTO DE PRESSÃO EM UM GÁS PARA SIMULAR A RESPIRAÇÃO HUMANA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5643. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30667
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.