EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UMA LICENCIANDA DE BIOLOGIA COM ALUNOS SURDOS
Resumo
O estágio supervisionado é um grande aliado na relação entre teoria e prática, onde a teoria aprendida na universidade se torna concreta na prática realizada no âmbito escolar. O Estágio Supervisionado no Ensino Médio I disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará foi realizado no Instituto Cearense de Educação de Surdos – Ices com alunos do primeiro e segundo ano. No ensino de surdos faz-se necessário que o professor se abra a novas percepções, já que os alunos surdos necessitam de recursos visuais para uma melhor compreensão nas aulas. No estágio foi observada a rotina, a estrutura escolar e realizada regência. Nestas observações foi percebida falta de materiais lúdicos e visuais para uma aula que instigasse os alunos a uma maior participação. No primeiro dia de regência foi realizado o jogo da velha sobre as relações ecológicas confeccionado pela estagiária, que levou os alunos a revisarem o assunto associarem a imagem e a linguagem utilizada. No segundo dia de regência outro jogo foi realizado, o Quiz do reinos das plantas e o Quiz da Origem da vida. Nestes haviam perguntas sobre o que havia sido abordado em sala, e eles deveriam discutir entre si e levantar as placas “certo” ou “errado” e logo após explicar o porquê da resposta. Foi percebida uma maior compreensão do assunto abordado, assim as dinâmicas realizadas em grupo incentivaram suas interações. O maior desafio encontrado diante o estágio foi o de trazer o assunto de biologia para os alunos surdos, pois estes tem uma língua própria a LIBRAS- Língua brasileira de sinais, em virtude de muitos termos biológicos ainda não existirem nesta Língua. A experiência de estágio com alunos surdos foi grandiosa, sendo possível um mergulho na cultura surda, assim como a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizado e a busca de novos recursos didáticos para uma melhor compreensão dos conteúdos de biologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
E Silva, E. C. de L., & Feitosa Silva, J. R. (2017). EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UMA LICENCIANDA DE BIOLOGIA COM ALUNOS SURDOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5645. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30669
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.