EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UMA LICENCIANDA DE BIOLOGIA COM ALUNOS SURDOS

Autores

  • Edianne Coutinho de Lima E Silva
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

O estágio supervisionado é um grande aliado na relação entre teoria e prática, onde a teoria aprendida na universidade se torna concreta na prática realizada no âmbito escolar. O Estágio Supervisionado no Ensino Médio I disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará foi realizado no Instituto Cearense de Educação de Surdos – Ices com alunos do primeiro e segundo ano. No ensino de surdos faz-se necessário que o professor se abra a novas percepções, já que os alunos surdos necessitam de recursos visuais para uma melhor compreensão nas aulas. No estágio foi observada a rotina, a estrutura escolar e realizada regência. Nestas observações foi percebida falta de materiais lúdicos e visuais para uma aula que instigasse os alunos a uma maior participação. No primeiro dia de regência foi realizado o jogo da velha sobre as relações ecológicas confeccionado pela estagiária, que levou os alunos a revisarem o assunto associarem a imagem e a linguagem utilizada. No segundo dia de regência outro jogo foi realizado, o Quiz do reinos das plantas e o Quiz da Origem da vida. Nestes haviam perguntas sobre o que havia sido abordado em sala, e eles deveriam discutir entre si e levantar as placas “certo” ou “errado” e logo após explicar o porquê da resposta. Foi percebida uma maior compreensão do assunto abordado, assim as dinâmicas realizadas em grupo incentivaram suas interações. O maior desafio encontrado diante o estágio foi o de trazer o assunto de biologia para os alunos surdos, pois estes tem uma língua própria a LIBRAS- Língua brasileira de sinais, em virtude de muitos termos biológicos ainda não existirem nesta Língua. A experiência de estágio com alunos surdos foi grandiosa, sendo possível um mergulho na cultura surda, assim como a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizado e a busca de novos recursos didáticos para uma melhor compreensão dos conteúdos de biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

E Silva, E. C. de L., & Feitosa Silva, J. R. (2017). EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO DE UMA LICENCIANDA DE BIOLOGIA COM ALUNOS SURDOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5645. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30669

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência