GEOGRAFIA, CIÊNCIAS E LITERATURA

Autores

  • Felipe Matheus Santos Goes
  • Messias Edvair dos Santos Vasconcelos
  • Lukas Rodrigues de Souza Martiniano
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

O PIBID é um programa que insere alunos de licenciatura em projetos alocados em escolas públicas, fazendo com que assim esses estudantes possam ter uma proximidade maior com o ambiente escolar e incrementar isso na sua formação. O projeto “Geografia, ciências e literatura” busca mostrar o ensino da geografia e também das demais ciências de uma maneira diferente, o projeto é feito a partir da escolha de um livro, após esse livro ser escolhido ele será debatido, e partindo desse debate mostraremos uma visão diferenciada dessa leitura, uma visão que vai além do que está nas páginas, pois iremos analisar o livro com outros olhos, iremos usar uma visão mais científica. O primeiro livro escolhido para o projeto foi o livro “Eu sou Malala”, e com base na leitura do livro mostramos aspectos geográficos, culturais e históricos que são mostrado ao longo das páginas e que muitas vezes passam despercebidos. Livros de ficção como Game of thrones, Harry potter e etc também podem ser utilizados, pois sempre se é possível analisar essas obras com um olhar diferente, buscando um avanço com relação a cognição, abrindo espaço para uma educação sensível, afetiva e criativa. O projeto se torna importante por fugir do método de ensino tradicional, pois essa nova roupagem faz com que os alunos se interessem mais e busquem ler e tentar compreender as obras literárias de uma maneira diferente, tirar algo realmente proveitoso daquela leitura. Atualmente o projeto se encontra em andamento e será aplicado na EEEP Joaquim Nogueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santos Goes, F. M., Vasconcelos, M. E. dos S., Martiniano, L. R. de S., & Feitosa, R. A. (2017). GEOGRAFIA, CIÊNCIAS E LITERATURA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5649. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30673

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência