GRUPO DE ESTUDO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS PARA OS PIBIDIANOS E A PRÁXIS NA ESCOLA JUSTINIANO DE SERPA, FORTALEZA-CE

Autores

  • Raylan Kadio Augusto de Oliveira
  • Maria do Carmo Ivo Cavalcante Silva
  • Hamilton Ribeiro de Lima Júnior
  • Maria Aurislane Carneiro da Silva
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências em grupo dos bolsistas que fazem parte do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Justiniano de Serpa, realizado no período 2017.1. A proposta do grupo de estudos foi permitir uma estruturação e planejamento mais sólidos das atividades realizadas na escola, fazendo com que os bolsistas pudessem ler artigos diversos de autores para ajudar no bom desenvolvimento do projeto na escola. Artigos de autores como SOARES (2003) e ALVES (2006) proporcionaram a reflexão crítica sobre um tema muito polêmico na sociedade brasileira, o aborto. As ideias centrais dos textos destacados é a questão do aborto sobre o ponto de vista de profissionais da saúde e assistentes sociais. Essas leituras ajudaram a compreender a visão e experiência de profissionais que lidam diretamente com mulheres que querem abortar e, também, analisar as políticas populacionais, destacando os aspectos geográficos sobre o tema estudado. O objetivo foi analisar a contribuição do grupo de estudos para os bolsistas na práxis escolar e verificar o bom andamento dos projetos propostos na instituição de ensino. Essa prática se desenvolveu com base em levantamento bibliográfico, análise documental e observação sistemática das relações entre os atores escolares, bolsistas e docentes da escola básica. Os encontros aconteceram semanalmente, sendo intercalados entre reuniões de planejamento e grupos de estudo, dependendo da necessidade. Os resultados obtidos apontaram para uma melhor formação dos bolsistas através do debate das leituras realizadas, além de permitir maior interação entre os bolsistas, os atores escolares e o professor supervisor. O embasamento teórico permitiu conhecer as diferentes visões sobre o assunto estudado e promoveu o diálogo, a argumentação, considerando opiniões diversas.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Augusto de Oliveira, R. K., Cavalcante Silva, M. do C. I., Júnior, H. R. de L., Carneiro da Silva, M. A., & Silva Barbosa, M. E. (2017). GRUPO DE ESTUDO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS PARA OS PIBIDIANOS E A PRÁXIS NA ESCOLA JUSTINIANO DE SERPA, FORTALEZA-CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5650. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30674

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência