GRUPO DE ESTUDO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS PARA OS PIBIDIANOS E A PRÁXIS NA ESCOLA JUSTINIANO DE SERPA, FORTALEZA-CE
Resumo
Este trabalho apresenta as experiências em grupo dos bolsistas que fazem parte do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Justiniano de Serpa, realizado no período 2017.1. A proposta do grupo de estudos foi permitir uma estruturação e planejamento mais sólidos das atividades realizadas na escola, fazendo com que os bolsistas pudessem ler artigos diversos de autores para ajudar no bom desenvolvimento do projeto na escola. Artigos de autores como SOARES (2003) e ALVES (2006) proporcionaram a reflexão crítica sobre um tema muito polêmico na sociedade brasileira, o aborto. As ideias centrais dos textos destacados é a questão do aborto sobre o ponto de vista de profissionais da saúde e assistentes sociais. Essas leituras ajudaram a compreender a visão e experiência de profissionais que lidam diretamente com mulheres que querem abortar e, também, analisar as políticas populacionais, destacando os aspectos geográficos sobre o tema estudado. O objetivo foi analisar a contribuição do grupo de estudos para os bolsistas na práxis escolar e verificar o bom andamento dos projetos propostos na instituição de ensino. Essa prática se desenvolveu com base em levantamento bibliográfico, análise documental e observação sistemática das relações entre os atores escolares, bolsistas e docentes da escola básica. Os encontros aconteceram semanalmente, sendo intercalados entre reuniões de planejamento e grupos de estudo, dependendo da necessidade. Os resultados obtidos apontaram para uma melhor formação dos bolsistas através do debate das leituras realizadas, além de permitir maior interação entre os bolsistas, os atores escolares e o professor supervisor. O embasamento teórico permitiu conhecer as diferentes visões sobre o assunto estudado e promoveu o diálogo, a argumentação, considerando opiniões diversas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Augusto de Oliveira, R. K., Cavalcante Silva, M. do C. I., Júnior, H. R. de L., Carneiro da Silva, M. A., & Silva Barbosa, M. E. (2017). GRUPO DE ESTUDO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS PARA OS PIBIDIANOS E A PRÁXIS NA ESCOLA JUSTINIANO DE SERPA, FORTALEZA-CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5650. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30674
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.