HISTÓRIA E IMAGEM: UMA QUESTÃO HISTORIOGRÁFICA ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO MUSEU DA FOTOGRAFIA EM FORTALEZA - CE
Resumo
A atividade a seguir foi desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto História e tendo como público-alvo os estudantes de terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Liceu do Ceará - EEMTI. Por meio de uma aula de campo no Museu da Fotografia, localizado em Fortaleza - CE, tivemos o intuito de incitar a reflexão crítica dos estudantes acerca do uso de imagens como fonte e, sobretudo, como objeto de pesquisa em História. O trabalho foi pensado de modo a articular a relação e que se estabelece no cotidiano dos discentes com o bombardeamento de imagens via celular e, também, a própria diferença que se faz entre estas e as fotografias presentes no espaço do Museu. Buscamos, por meio da dinamicidade das fontes imagéticas, problematizar a historicidade das fotografias tendo o trabalho como categoria de análise histórica e, para isso, desenvolvemos um questionário relacionando os espaços de experiência do trabalho nas fotografias de Chico Albuquerque sobre os trabalhadores do Mucuripe e, também sobre as fotografias de Juca Martins que retratam o árduo cotidiano do trabalho nos garimpos de Serra Pelada. Os resultados da atividade foram bastante satisfatórios, visto que os estudantes se animaram com a ida ao museu e descobriram como analisar uma imagem enquanto objeto de estudo. Depois da visita ao museu, os estudantes responderam o questionário acerca da experiência de análise imagética, escolhendo uma fotografia que lhe chamou mais atenção e a partir dela, conceituar a historicidade e também o momento histórico que a mesma representa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Frota dos Santos, E., Alves, I. S., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). HISTÓRIA E IMAGEM: UMA QUESTÃO HISTORIOGRÁFICA ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO MUSEU DA FOTOGRAFIA EM FORTALEZA - CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5654. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30678
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.