INTERVENÇÃO FORA DO ESPAÇO FORMAL NO COLÉGIO ESTADUAL LICEU DO CONJUNTO CEARÁ.

Autores

  • Clesio Gomes Silva
  • George Watson Oliveira Monteiro
  • Francisco Ubiraju Ferreira de Sousa
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

No segundo bimestre do ano letivo de 2017, os bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UFC que atuam no colégio Liceu do Conjunto Ceará planejaram uma atividade de intervenção fora do espaço formal de ensino da “sala de aula”, pensando em temas da biologia. Tal intervenção ocorreu nos intervalos da escola no turno da tarde, onde foi colocada uma mesa no centro do pátio com peças anatômicas do corpo humano para chamar a atenção dos alunos e folhas escritas apenas com o seguinte título “Qual sua dúvida sobre biologia? Escreva aqui” essa atividade teve duração de 4 semanas. Durante os 20 minutos do intervalo, os alunos se aproximaram da mesa e escreveram suas dúvidas nas folhas indicadas. As perguntas mais frequentes eram relacionadas a sexualidade e gravidez, assim, algumas delas surgiram da seguinte forma: Masturbação com frequência faz mal? Existe o risco de gravidez sem ejaculação interna com relação sexual desprotegida? e entre outras. Após a coleta das dúvidas escritas pelos alunos, os bolsistas discutiram como seria o procedimento a ser adotado e foi decidido realizar uma intervenção de diálogo com eles tratando do que foi posto em dúvida. Os Pibidianos elaboraram frases e cartazes voltados as temáticas e cada bolsista afixou o material confeccionado no próprio corpo. Durante o intervalo, os bolsistas se aproximaram dos alunos, que demonstrava curiosidade, e buscaram conversar com eles acerca das questões. Houve participação significativa do público alvo, as dúvidas foram sanadas de forma bem satisfatória com conversas em um grupo grande que a cada momento chegavam mais pessoas. Essa prática surgiu como um método promissor de ensinar, onde os facilitadores conseguiram aproximar os alunos de uma atividade de ensino, partindo da necessidade do aluno, gerando temática que está inserida no conteúdo da disciplina, mas aproximando-se, a partir desse método, de uma perspectiva da teoria crítica de currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva, C. G., Oliveira Monteiro, G. W., Ferreira de Sousa, F. U., & Feitosa Silva, J. R. (2017). INTERVENÇÃO FORA DO ESPAÇO FORMAL NO COLÉGIO ESTADUAL LICEU DO CONJUNTO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5656. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30680

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência