INVERTENDO OS PAPÉIS EM SALA DE AULA, UMA ABORDAGEM DIFERENCINDA SOBRE CINÉTICA QUÍMICA.
Resumo
Objetivando-se reforçar o aprendizado dos estudantes,o PIBID Química UFC, desenvolveu uma atividade baseada em uma nova experiência em sala de aula. A proposta é, através da inversão dos papéis professor/aluno, possibilitar aos estudantes uma maior compreensão das dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula. Desta forma, o trabalho tem, em um primeiro momento, uma revisão sobre o conteúdo cinética química aos estudantes do 2o ano do Colégio Justiniano de Serpa. Esse primeiro momento mostrou-se fundamental, pois foi possível fazer uma boa revisão, bem como esclarecer pontos importantes em que os estudantes apresentavam alguma deficiência sobre o conteúdo abordado. Em seguida, os estudantes foram equipados e instruídos a realizarem experimentos utilizando como base o conteúdo revisado em sala de aula. Neste momento, os estudantes assumiam o protagonismo, explicando e discutindo os fenômenos que eram observados em cada um dos experimentos realizados. Observou-se na atividade, estudantes bem participativos, empenhados e bastante motivados, o que de certa forma, já é um significativo ganho no processo de aprendizagem, ainda mais se tratando de uma disciplina que muitas vezes, se mostra abstrata para os estudantes. Adicionalmente, discussões realizadas entre os estudantes que participaram da atividade e bolsistas do PIBID, indicam uma melhora do domínio do conteúdo abordado em sala de aula, após a realização da atividade proposta neste trabalho. Trata-se de uma proposta bastante interessante de atividade, que deve ser realizada em outros momentos na escola pelos alunos do PIBID, usando a mesma metodologia e diferentes conteúdos de química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, M. R. de P., Rogério de Almeida, L., Marcelino Araújo, D. E., Rodrigues, J. C., César de Lima, E., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). INVERTENDO OS PAPÉIS EM SALA DE AULA, UMA ABORDAGEM DIFERENCINDA SOBRE CINÉTICA QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5658. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30682
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.