JOGOS POPULARES E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Sabrina Lima da Silva
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

JOGOS POPULARES E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Autor:Sabrina Orientador: Adriana Leite Limaverde Gomes O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do PIBID/Subprojeto de Educação Inclusiva na Escola Municipal Vicente Fialho. Objetivou Abordar a temática de jogos nas aulas de Educação Física,proporcionando aos alunos conhecimento e vivência a respeito dos jogos indígenas e jogos populares. Nos jogos foram trabalhadas força, agilidade, cooperação e a valorização da cultura local. As intervenções foram feitas com as turmas de 3º e 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental no turno da manhã. Inicialmente realizamos rodas de conversa com os alunos sobre seus conhecimentos prévios a respeito do tema, e a partir desse diálogo com a turma falamos do histórico do tema abordado na aula, as características e modalidades dos jogos seguido da explicação das atividades que seriam aplicadas. Realizamos alguns jogos indígenas tais como; corda, giz e utilizamos cones para corrida de 100 metros, e cabo de guerra. Na aula de jogos populares foram utilizados giz e corda nas atividades de tá pronto seu lobo?”, esconde a peia, dono da rua, boca de forno e esconde-esconde. Ao final das aulas foram feitas rodas de discussões para ouvir os alunos a respeito do que eles gostaram das aulas, o que aprenderam e sobre possíveis dúvidas em relação aos temas. Observamos uma grande adesão dos alunos nas aulas, e o respeito e admiração aos temas abordados. Percebemos que os alunos ficaram surpresos com os jogos indígenas, e também porque eles verificaram que havia um evento de competição dos povos indígenas e o fato de também desconhecer que alguns dos jogos que eles já brincavam vinham da cultura indígena. Quanto aos jogos populares, eles entenderam a origem dos jogos, e que as mesmas brincadeiras possuem outros nomes dependendo do lugar do país. Concluímos que eles brincaram de modo cooperativo e que o jogo é uma ótima estratégia para abordar temas diversos nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lima da Silva, S., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). JOGOS POPULARES E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5660. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30684

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência