JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Italo Silveira Alves
  • Élyssan Frota dos Santos
  • Ana Carla Sabino Fernandes

Resumo

O presente resumo relata a experiência vivenciada por uma turma de terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Liceu do Ceará com uma atividade feita pelo Pibid de História da UFC conhecida como “Júri Simulado”. Através dessa dinâmica, é possível estimular o senso crítico do estudante, assim como a sua capacidade de julgar e interpretar os fatos, e os diferentes pontos de vista que o compõem, auxiliando no processo de construção do conhecimento histórico. A dinâmica possibilitará o debate acerca do tema “Capitalismo x Socialismo” em sala de aula, analisando as possibilidades de organização política, social e econômica existentes durante a Guerra Fria e proporcionando aos estudantes o debate acerca do tema fazendo um levantamento geral dos sistemas socioeconômicos vigentes entre 1945 e 1991. A partir de uma aula teórica sobre a “Guerra Fria” feita previamente, os alunos se inseriram em uma dinâmica para entender o contexto vivido durante a Guerra Fria e sua ordem de organização bipolar. De um lado os países do bloco capitalista, tendo à frente os Estados Unidos e de outro os países do bloco socialista, tendo à frente a União Soviética. Os estudantes tendo se dividido em 3 grupos grupos: um de defesa do capitalismo e acusação do socialismo, outro de defesa do socialismo e acusação do capitalismo e um terceiro grupo formado pelos júri popular que, a partir da discussão, condenaram um sistema e absolveram o outro. O júri simulado seguiu as seguintes etapas: Organização da sala de aula, apresentação da atividade e tira-dúvidas, defesa e acusação dos sistemas socioeconômicos, tendo os estudantes os caracterizado. Depois houve um período de tempo para os estudantes que ficaram como jurados decidirem a partir de questões avaliativas quem ganhou a argumentação. Por fim, houveram os comentários finais, no qual os estudantes gostaram bastante da dinâmica e que nunca haviam experimentado algo assim, que ficou mais fácil de associar o conteúdo e de pensar o mundo bipolar.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alves, I. S., Frota dos Santos, Élyssan, & Sabino Fernandes, A. C. (2017). JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5661. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30685

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência