LETRAR COM LUDICIDADE: IV SARAU LITERÁRIO “EU CANTO CULTURA, HEI DE ENSINAR QUE POR TODOS OS CANTOS HÁ UM CANTO ESCONDIDO”

Autores

  • PÂmela Paulo Oliveira
  • Alice Damasceno Lima
  • Maria Larisse Lima de Sousa
  • Thalyta Cristina Moraes Sobreira
  • Maria Jose Albuquerque da Silva

Resumo

O trabalho aborda sobre o Projeto IV Sarau Literário “Eu canto cultura: hei de ensinar que por todos os cantos há um canto escondido” realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, Universidade Federal do Ceará (UFC), com o auxílio da professora supervisora e as professoras regentes das turmas de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Bairro Bom Jardim, Fortaleza-CE. O objetivo é expor as ações previstas no projeto considerando as atividades realizadas durante seu desenvolvimento como decisivas no processo de letramento com ludicidade, foco do nosso trabalho no PIBID. Quanto à metodologia, tomando como base a Psicogênese da língua escrita de Ferreiro e Teberosky (1999), o projeto iniciou e finalizou com a sondagem da escrita. A elaboração da temática com músicas nordestinas e o cronograma do projeto se deu na reunião semanal, e todos os bolsistas, supervisoras e orientadora participaram. Assim, o projeto foi desenvolvido por meio de contações de histórias, músicas, danças e brincadeiras com cada turma participante, cuja culminância junina do Sarau ocorreu com apresentações artísticas dos alunos. Constatamos como resultado que o desenvolvimento do Sarau com músicas regionais gerou envolvimento nas turmas observadas, criando momentos propícios para o aprender a gostar de ler, e mostrando aos alunos que eles se alfabetizam, também, para se divertir (CARVALHO, 2010). Ao escutar, interpretar e produzir a partir desse contato musical as​ ​crianças​ ​fizeram​ ​o​ ​uso​ ​social​ ​da escrita​ ​e​ ​desenvolveram​ maior ​interesse​ ​pela​ ​leitura, reconhecendo que ​seu uso era​ ​necessário​ para a interpretação e entendimento das obras apreciadas. Concluímos, a partir dos comparativos das sondagens, que a utilização das estratégias apresentadas para letrar com ludicidade trazem avanços expressivos no desenvolvimento psicogenético dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Oliveira, P. P., Lima, A. D., Lima de Sousa, M. L., Moraes Sobreira, T. C., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). LETRAR COM LUDICIDADE: IV SARAU LITERÁRIO “EU CANTO CULTURA, HEI DE ENSINAR QUE POR TODOS OS CANTOS HÁ UM CANTO ESCONDIDO”. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5663. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30687

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência