LITERATURA INDÍGENA E INDIANISTA
Resumo
O presente trabalho pretende discorrer a respeito de atividades desenvolvidas durante o projeto Cultura indígena, realizado na EEFM Vicente Fialho, no âmbito do PIBID, no subprojeto interdisciplinar de educação inclusiva. O projeto teve seu desenvolvimento em turmas da Educação Infantil (IV e V), 1º, 3º, 6°,7º e 9º anos do Ensino Fundamental em que há alunos com deficiência, durante o primeiro semestre do ano de 2017. As atividades a serem apresentadas ocorreram nas três últimas turmas citadas. As atividades, desenvolvidas em dois momentos, objetivaram trabalhar a cultura indígena por meio da literatura indianista brasileira - literatura canônica sobre os indígenas - e da literatura indígena brasileira, aquela produzida pelo indígena, não canônica e geralmente marginalizada. As aulas foram expositivo-dialogadas; nas quais os alunos contribuíram nas discussões e, em duplas, produziram histórias em quadrinhos, poemas e contos. Alguns alunos apresentaram seus trabalhos para toda a escola na culminância do projeto. As atividades oportunizaram a ampliação do nível de letramento literário dos alunos e o exercício da criatividade na produção textual. Conclui-se que, quando o conteúdo é trabalhado dando-se a devida atenção à interação entre os alunos, oportuniza-se a participação de toda a turma na atividade; e tão importante quanto o trabalho interativo é o exercício da criatividade, habilidade necessária para o sucesso escolar em várias áreas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, R. da S., Alves Coêlho, A. L., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). LITERATURA INDÍGENA E INDIANISTA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5665. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30689
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.