MATEMÁTICOS DO AMANHÃ
Resumo
Partindo da premissa de que o conhecimento é formado não somente pelo professor, mas também pelo aluno, o projeto “Matemáticos do amanhã”, que será exposto oralmente, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da autonomia e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico dos alunos por intermédio de uma maior interação entre professores e estudantes. Para ensejar tal interação apresentaremos questionamentos e situações-problema que induzam o estudante a utilizar os conhecimentos adquiridos previamente para a construção de um novo saber matemático. A ideia é que o professor evite sugerir diretamente a resposta durante as resoluções individuais das questões, limitando-se apenas a acompanhar o processo com intervenções pontuais para correção de eventuais desvios de foco. O projeto é desafiador, pois num primeiro momento os educandos apresentam uma resistência à essa tentativa de instigá-los ao pensamento crítico, o que só pode ser superado com a promoção da autonomia. Uma das principais dificuldades no ensino da Matemática é mudar a mentalidade dos alunos com relação aos conteúdos. Dessa forma, é preciso ressignificar o ensino da Matemática mostrando que esta ciência é de suma importância para a sociedade devido às suas diversas aplicações práticas e também cotidianas. Estimamos que, de forma lenta e gradual, os alunos comecem a se interessar por compreender e produzir Matemática ao invés de simplesmente reproduzi-la. Dessa forma, os matemáticos do amanhã surgirão e atuarão na sociedade de forma direta ou indireta, seja como profissional na área de Ciências Exatas, seja como um cidadão mais íntimo dos processos matemáticos e do raciocínio lógico.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pinho, D. A., Pinho, D. A., Oliveira, F. W. da S., Rodrigues, N. de A., & Duarte Maia, J. A. (2017). MATEMÁTICOS DO AMANHÃ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5666. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30690
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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