O ENCANTAMENTO, O PROTAGONISMO INFANTIL E O ENVOLVIMENTO FAMILIAR DESENVOLVIDO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS

Autores

  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire
  • Lina Gama Alves
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumo

Abordamos neste trabalho a pedagogia de projetos como possibilidade de estratégia didático-pedagógica que valoriza a autonomia da criança, competente e encantada em experimentar suas ideias, realizar suas observações, investigações e planejamentos. Em uma proposta de demonstração de experimento pedagógico, pretendemos proporcionar ao público visitante/participante a experimentação de uma sequência didática nomeada: “caminho da natureza”, bem como as experimentações e diversos usos práticos dados pelas crianças aos elementos da natureza, situando o público nos contextos do surgimento das sequências didáticas exploradas nessas experiências pedagógicas. Nosso objetivo é partilhar estratégias didático-pedagógicas, situadas dentro do trabalho com Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, como possibilidade de garantir a oferta de diferentes experiências fundamentais para o Desenvolvimento Infantil (DCNEI/2009) em um contexto de ludicidade, significatividade e continuidade (FOCHI, 2015). Para fundamentação teórica citamos entre outros autores que se debruçam em práticas pedagógicas com Projetos como Redin (2012); Barbosa (2008). As ações partilhadas nessa proposta foram planejadas e executadas pelas 14 crianças, de faixa etária de 3 e 4 anos da turma Infantil 3, famílias, 2 professoras e 2 bolsistas da Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). As atividades surgiram nas interações das crianças durante brincadeiras no parque com a descoberta dos elementos da natureza primeiramente folhas e pedras e posteriormente outros elementos. Diante desta descoberta surgiu o desejo de juntar as folhas e pedras que foram se ampliando para outras experiências: sensoriais, construções coletivas e cooperativas, desafios psicomotores, fortalecimento de vínculos, entre outras. Nessa proposta de oficina as professoras proporcionarão ao público vivenciar a sequência didática nas quais as crianças experimentaram o “caminho da natureza”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Albuquerque Arraes Freire, D. I., Alves, L. G., & Cabral Costa, M. A. (2017). O ENCANTAMENTO, O PROTAGONISMO INFANTIL E O ENVOLVIMENTO FAMILIAR DESENVOLVIDO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5674. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30698

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência