O ENCANTAMENTO, O PROTAGONISMO INFANTIL E O ENVOLVIMENTO FAMILIAR DESENVOLVIDO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS
Resumo
Abordamos neste trabalho a pedagogia de projetos como possibilidade de estratégia didático-pedagógica que valoriza a autonomia da criança, competente e encantada em experimentar suas ideias, realizar suas observações, investigações e planejamentos. Em uma proposta de demonstração de experimento pedagógico, pretendemos proporcionar ao público visitante/participante a experimentação de uma sequência didática nomeada: “caminho da natureza”, bem como as experimentações e diversos usos práticos dados pelas crianças aos elementos da natureza, situando o público nos contextos do surgimento das sequências didáticas exploradas nessas experiências pedagógicas. Nosso objetivo é partilhar estratégias didático-pedagógicas, situadas dentro do trabalho com Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, como possibilidade de garantir a oferta de diferentes experiências fundamentais para o Desenvolvimento Infantil (DCNEI/2009) em um contexto de ludicidade, significatividade e continuidade (FOCHI, 2015). Para fundamentação teórica citamos entre outros autores que se debruçam em práticas pedagógicas com Projetos como Redin (2012); Barbosa (2008). As ações partilhadas nessa proposta foram planejadas e executadas pelas 14 crianças, de faixa etária de 3 e 4 anos da turma Infantil 3, famílias, 2 professoras e 2 bolsistas da Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). As atividades surgiram nas interações das crianças durante brincadeiras no parque com a descoberta dos elementos da natureza primeiramente folhas e pedras e posteriormente outros elementos. Diante desta descoberta surgiu o desejo de juntar as folhas e pedras que foram se ampliando para outras experiências: sensoriais, construções coletivas e cooperativas, desafios psicomotores, fortalecimento de vínculos, entre outras. Nessa proposta de oficina as professoras proporcionarão ao público vivenciar a sequência didática nas quais as crianças experimentaram o “caminho da natureza”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Albuquerque Arraes Freire, D. I., Alves, L. G., & Cabral Costa, M. A. (2017). O ENCANTAMENTO, O PROTAGONISMO INFANTIL E O ENVOLVIMENTO FAMILIAR DESENVOLVIDO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5674. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30698
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.