O ENSINO DAS VARIEDADES LÍNGUÍSTICAS DO ESPANHOL ATRAVÉS DE VÍDEOS

Autores

  • Germana da Cruz Pereira
  • Lenilstonio Mendes
  • Germana da Cruz Pereira
  • Germana da Cruz Pereira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo buscar uma reflexão sobre a importância de abordar as variedades linguísticas do espanhol e como trabalhá-las em sala de aula de E/LE através de vídeos de canções, reportagens, trechos de filmes ou de novelas, todos trazendo a variedade que se deseja apresentar. A proposta teve suporte em estudos sobre variação, principalmente na divisão da língua espanhola em áreas geolectales, construída em 3 zonas peninsulares e outras 5 americanas, feita por Moreno Fernández (2000), dará suporte a essa proposta também, os estudos de Bagno (2007) a respeito de uma pedagogia da variação linguística, além das OCEM, que trazem algumas colocações a respeito do ensino da língua espanhola. Esse trabalho fez um estudo documental sobre variedades da língua espanhola, o ensino dessas e as OCEM, baseado nisso, fez-se a apresentação de propostas didáticas para trabalhar essas variedades em sala de aula, a fim de que o aluno tenha uma visão mais ampla a respeito da língua em estudo e pretende-se que haja uma discussão sobre a relevância desse trabalho para o ensino de E/LE. O presente projeto foi desenvolvido com financiamento da bolsa PID, orientado pela Profª Draª Germana Cruz. Como resultado da atuação junto às turmas assistidas podemos citar um aprendizado das variedades penisulares e americana do espanhol, bem como uma ampliação de seus vocabulários, elementos que serão fundamentais em suas atuações profissionais como docentes de ELE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pereira, G. da C., Mendes, L., Pereira, G. da C., & Pereira, G. da C. (2017). O ENSINO DAS VARIEDADES LÍNGUÍSTICAS DO ESPANHOL ATRAVÉS DE VÍDEOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5675. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30699

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência