O ENSINO DAS VARIEDADES LÍNGUÍSTICAS DO ESPANHOL ATRAVÉS DE VÍDEOS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo buscar uma reflexão sobre a importância de abordar as variedades linguísticas do espanhol e como trabalhá-las em sala de aula de E/LE através de vídeos de canções, reportagens, trechos de filmes ou de novelas, todos trazendo a variedade que se deseja apresentar. A proposta teve suporte em estudos sobre variação, principalmente na divisão da língua espanhola em áreas geolectales, construída em 3 zonas peninsulares e outras 5 americanas, feita por Moreno Fernández (2000), dará suporte a essa proposta também, os estudos de Bagno (2007) a respeito de uma pedagogia da variação linguística, além das OCEM, que trazem algumas colocações a respeito do ensino da língua espanhola. Esse trabalho fez um estudo documental sobre variedades da língua espanhola, o ensino dessas e as OCEM, baseado nisso, fez-se a apresentação de propostas didáticas para trabalhar essas variedades em sala de aula, a fim de que o aluno tenha uma visão mais ampla a respeito da língua em estudo e pretende-se que haja uma discussão sobre a relevância desse trabalho para o ensino de E/LE. O presente projeto foi desenvolvido com financiamento da bolsa PID, orientado pela Profª Draª Germana Cruz. Como resultado da atuação junto às turmas assistidas podemos citar um aprendizado das variedades penisulares e americana do espanhol, bem como uma ampliação de seus vocabulários, elementos que serão fundamentais em suas atuações profissionais como docentes de ELE.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, G. da C., Mendes, L., Pereira, G. da C., & Pereira, G. da C. (2017). O ENSINO DAS VARIEDADES LÍNGUÍSTICAS DO ESPANHOL ATRAVÉS DE VÍDEOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5675. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30699
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.