O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS

Autores

  • Luisa Claudia Bessa Marques
  • Cristiane Lima Arrais
  • Rosa Cristina Primo Gadelha

Resumo

Ao falar de arte na escola o que vem imediatamente a memória? Na maioria das pessoas as imagens que vem é o coelhinho da pascoa para grudar algodão, o indío para colorir, os cartões no dia dos pais, os corações no dia das mães, as bandeiras e folgueira no período junino. Os mesmos desenhos nas mesmas datas comemorativas para crianças diferentes e extremamente criativas competir entre elas quem fez a pintura mais bonita sem sair da silueta dos desenhos prontos a décadas e sem nenhuma criatividade. Esta forma é padrão de ensino artístico nas escolas no Brasil, salvo aquelas escolas com o pensamento mais construtivista que no geral são caras e por isso mesmo altamente seletivas. Esse padrão é limitante e não produz conhecimento. Nesse sentido a arte ensinada de uma forma mais autônoma contribui para uma produção de conhecimento artístico de maneira crítica que influência diretamente na forma de enxergar o resto do mundo. Pensando nisso o PIBIDDANÇA-UFC trabalha valorizando essa autonomia e estimulando processos criativos em grupos,vislumbrando a individualidade de cada aluno e fazendo com que eles reflitam sobre esses processos, estimulando a escrita e reflexões acerca das relações escola-aluno-comunidade, como forma de ampliar o pensamento e vizualizar a escola além de quatro paredes. Para isso, os bolsistas apostam em metodologias de ensino pautadas em propriocepção corporal e experimentações que surgem a partir de questões dos próprios alunos, de perguntas sobre como eles gostariam que fossem a sua escola e o que eles pensam sobre o ensino de arte na escola, como essas relações podem construir caminhos para diálogos possiveis, entre escola-aluno, sem a hierárquia do sistema que fazem com que eles sintam que a sua única obrigação escolar seja obedecer. O PIBID tenta fazer com que a arte, junto ao pensamento crítico abra espaços para esses diálogos se tornarem mais lineares e igualitários, menos hierárquicos com a noção de liderança através do respeito e não do poder.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Bessa Marques, L. C., Arrais, C. L., & Primo Gadelha, R. C. (2017). O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5676. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30700

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência