O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA ESCOLA SANTOS DUMONT TENDO A MUSICOTERAPIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Resumo
O ensino de flauta recorrentemente facilita o acesso à musicalização de crianças, jovens e adultos. Porém, carece de metodologias para sua utilização com pessoas deficientes. Diante desse desafio, nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Ceará, passamos a investigar a Musicoterapia como recurso pedagógico. Entendemos como relevante nossa vinculação, através do programa PIBID Música, no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Escola Santos Dumont, destinado a crianças especiais que cursam do 5o ao 8o ano. A partir de uma revisão de literatura, identificamos que Kenneth Brucia(2017) e Barcelos(1992) são úteis para nos ajudar a relacionar a musicoterapia ao campo educacional. Tendo essa pesquisa bibliográfica como referência, passamos a uma pesquisa participante, a partir da qual procuramos refletir e apresentar os pontos de convergência entre as técnicas musico-terapêuticas e a Educação Musical, em especial no ensino de flauta doce. Como resultado percebemos que a musicoterapia possui técnicas e procedimentos próprios que podem servir como apoio pedagógico ao professor de música em sala de aula. As experiências musicoterápicas de improvisação musical, recriação musical e percepção musical podem favorecer o alcance de maior fluência na linguagem musical e na execução da flauta.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
BelizÀrio Filho, L. C., Nogueira Paes, L. V., & Teixeira, J. A. (2017). O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA ESCOLA SANTOS DUMONT TENDO A MUSICOTERAPIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5678. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30702
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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