O ENSINO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS
Resumo
Este enredo busca relatar sobre o ensino de sopros nas escolas municipais Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Álvaro Weyne, e Francisco Domingos da Silva, na Barra do Ceará desenvolve-se a prática de ensino coletivo de instrumentos sopros, metais e madeiras, através da ação pedagógica do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) de Música da UFC. O objetivo deste trabalho é viabilizar o ensino de música por meio dos instrumentos de sopros em favor do desenvolvimento artístico-humano dos integrantes. Na tentativa de enriquecer e possibilitar novos horizontes para os alunos instigamos a interação e respeito social e solidário na formação de grupos musicais, por pensarmos que qualquer atividade humana em grupo necessita de uma percepção e entendimento do outro. Para tanto, temos como base de materiais o método “Da capo” desenvolvido por um professor da Universidade Federal da Bahia,o “Método para metais” e a “Apostila de iniciação musical em instrumento de sopro – Madeiras – Flauta Transversal”, sendo estes dois últimos desenvolvidos por dois professores de instrumento do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Existem fatores internos e externos que se associam e devem ser ultrapassados no contexto da arte musical nas escolas públicas de Fortaleza. Por exemplo, a insuficiente estrutura física e a manutenção dos instrumentos, a necessidade de invenção de espaços e tempo apropriado dentro do cotidiano escolar musical, a coordenação sempre positiva de estudantes, bolsistas e gestão na elaboração e enraizamento sonoro-musical das atividades artísticas nas escolas. Essa associação é imprescindível para ressignificar o fazer e o lugar da música na sociedade fortalezense.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Freitas, A. da S., Lima, D. S. de M., Neto, M. B. de S., & Parente, F. X. (2017). O ENSINO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5679. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30703
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.