O ENSINO DE MÚSICA NAS TURMAS DE 7Š E 8Š ANOS DA ESCOLA PROF. GERARDO RODRIGUES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL

Autores

  • Jose Carlisson de Sousa Araujo
  • Carlos Henrique Rufino de Melo
  • Jose Alvaro Lemos de Queiroz

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral, no subprojeto PIBID Música UFC/Sobral, atua em duas escolas municipais de ensino fundamental e uma escola estadual de ensino médio na cidade de Sobral. Este trabalho tem como finalidade relatar a inserção das aulas de música nas turma de 7ª e 8ª anos da Escola Prof. Gerardo Rodrigues no primeiro semestre de 2017, pelos bolsistas ID. O objetivo é mostrar a partir dessa inserção como foi a receptividade e quais foram os desafios e dificuldades observados nas turmas trabalhadas e, a partir dessas experiências, elencar quais os fatores que contribuíram ou dificultaram o aprendizado musical. Analisando comparativamente as duas turmas constatamos que inicialmente elas se apresentaram bem distintas uma da outra. No 8º ano os alunos eram mais dispersos, o que dificultou em alguns momentos a realização das atividades. Já no 7º ano os alunos eram mais participativos. Outro ponto importante para a diferenciação das turmas foi o fato de que a maioria dos estudantes do 8º ano não tinham um conhecimento prévio de música e nunca haviam participado de aulas práticas, enquanto no 7º alguns alunos já haviam tido aulas de música e eram mais propensos a participar das atividades. Também constatamos que alguns problemas encontrados nas estruturas das salas como a falta de espaço e questões acústicas impossibilitaram algumas atividades por causa do “barulho”, principalmente em períodos de provas ou avaliações externas. Concluímos que se a escola fosse preparada para o ensino de música não haveria este problema pois teria a estrutura ideal para a execução da disciplina, mas apesar das dificuldades relatadas, é possível constatar que ao final do semestre os resultados foram positivos, tendo despertado o interesse das turmas e conscientizando os alunos para a importância do ensino de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Araujo, J. C. de S., Rufino de Melo, C. H., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). O ENSINO DE MÚSICA NAS TURMAS DE 7Š E 8Š ANOS DA ESCOLA PROF. GERARDO RODRIGUES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5680. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30704

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência