O ESPAÇO ESCOLAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA FRANCISCA ROCHA MAGALHÃES, MARANGUAPE – CE.
Resumo
Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular em Geografia do curso de licenciatura em Geografia - UFC no contexto de educação diferenciada, Educação de Jovens e Adultos – EJA Médio. O estágio foi realizado no semestre 2015.2, na Escola Francisca Rocha Magalhães, localizada no distrito de Ladeira Grande, Maranguape-CE. O objetivo foi vivenciar a docência no contexto da educação diferenciada, no sentido de conhecer os desafios das práticas de ensino em Geografia. A metodologia consiste na observação, intervenções pontuais nas aulas de Geografia, entrevista com o professor e os alunos. Considerando que o estágio curricular se constitui em atividade que transcende o exercício prático da atividade docente, a experiência de ensino e aprendizagem envolvendo jovens e adultos, com suas vivências e percepções distintas da realidade social, serviu de base para a compreensão de que, a despeito de suas limitação no que se refere aos conhecimentos ditos formais, aos saberes escolares, aquelas pessoas são dotadas de saberes de mundo, oriundos de suas experiências da vida prática, no trato com outras dimensões da vida social, sobretudo a do trabalho. Foi possível observar que o trabalho no caso de muitos alunos é representativo de uma dualidade perversa: de um lado apresenta sua face libertária - na medida em que em determinado momento da vida daquelas pessoas foi provedor de suas necessidades mais urgentes - e de outro seu caráter privativo – considerando o imperativo de abandono dos estudos em função de seu exercício. A análise do espaço escolar, sua organização e o contato com alunos com trajetórias de vida e aspirações tão diversas em um contexto educacional específico foi profundamente agregadora para a formação como profissional docente e permitiu identificar os desafios que se impõem ao ofício de ensinar e aprender. A pesquisa realizada procurou fornecer subsídios para essa compreensão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues de Oliveira, S. R., & Silva Barbosa, M. E. (2017). O ESPAÇO ESCOLAR E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA FRANCISCA ROCHA MAGALHÃES, MARANGUAPE – CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5681. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30705
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.