O JORNAL DO PIBID-MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Beatriz da Silveira Martins
  • Dennis Freitas Lima
  • Davi Andrade
  • Samuel Belo
  • Francisco Walison da Silva
  • Jose Alberto Duarte Maia

Resumo

É notório que a matemática é uma ciência com respeito a qual a maioria dos alunos têm dificuldades de compreensão. Por conta disso, temos um baixo interesse em seu aprendizado. Um possível caminho para superar essas questões é entender que o ensino da matemática pode ser mais lúdico, dinâmico e menos entediante. Na presença dessa constatação, os bolsistas do PIBID-MATEMÁTICA/UFC, idealizaram o “Jornal do PIBID-MATEMÁTICA”. Esse projeto tenciona divulgar o conhecimento matemático com clareza e ludicidade. Nosso objetivo é instigar o aluno a se interessar pela resolução de problemas de forma autônoma e desenvolver o raciocínio lógico. Para isso, trabalhamos com conceitos mais diretos e criativos, não deixando de lado o entretenimento e a história da matemática. O projeto também busca expandir as formas de aprender matemática, servindo como incentivo para que os alunos habituem-se a estudar e conhecer mais sobre essa disciplina fora de sala de aula. O "jornalzinho" traz mensalmente informações e atividades educativas com conteúdos elaborados/selecionados pelos alunos bolsistas do PIBID-MATEMÁTICA/UFC. Dentre os temas, temos o “matemático do mês” que relata sobre a história de matemáticos que desenvolveram pesquisas e colaboraram para ampliar o conhecimento matemático. Estimamos que os alunos, com o auxílio desse projeto, tenham uma visão mais clara sobre os diversos assuntos da matemática e com isso melhorem o desempenho e o interesse por essa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Martins, A. B. da S., Lima, D. F., Andrade, D., Belo, S., Walison da Silva, F., & Duarte Maia, J. A. (2017). O JORNAL DO PIBID-MATEMÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5682. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30706

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência