O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/HISTÓRIA
Resumo
O programa de iniciação a docência – Pibid promove a inserção do licenciando do curso de História da Universidade Federal do Ceará - UFC ao ambiente escolar de forma prática e atuante, não apenas na regência em sala, mas também participando de responsabilidades específicas da rotina educacional como o planejamento das aulas. O plano aqui relatado foi pensado especificamente para a turma do 3º Ano do ensino médio do Colégio Estadual Liceu do Ceará - EEMTI, localizado no bairro Jacarecanga em Fortaleza – Ce, levando em consideração a proximidade e prioridade da preparação desses estudantes para o Enem-2017. Em reunião com a professora e supervisora Maria Regina Bernardo, planejamos sobre a chamada Era Vargas (1930-1945) e os aspectos sociais, culturais e econômicos que predominavam no Brasil àquela época e como haveria de ser feita uma ligação com a atual situação política do país, foram avaliados e debatidos quais recursos poderiam ser mais viáveis e adequados à estrutura oferecida pela escola, tal como internet, sala de informática, auditório, data show e biblioteca para se chegar aos objetivos específicos de cada aula, avaliações, bibliografias, quantidade de aulas para determinado assunto e atividades complementares. Ao final pode-se refletir criticamente sobre os resultados atingidos com a aula e quais não foram, se a forma como o conteúdo e os recursos utilizados trouxeram benefícios ao aprendizado dos alunos, podendo assim tanto o professor como o bolsista e futuro docente mensurarem o que funcionou ou não com o planejamento para que juntos possam aperfeiçoar os pontos positivos e corrigirem os negativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Viana de Oliveira, J., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5683. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30707
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.