O QUE LÊ, O QUE ASSISTE E O QUE ESCUTA O JOVEM NO ENSINO MÉDIO: NOTAS SOBRE O CONSUMO CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
O presente trabalho é fruto de um estudo acerca do consumo de bens simbólicos pelos estudantes do nível médio da rede pública estadual de ensino da E.E.F.M. Arquiteto Rogério Fróes, localizada no bairro Cidade 2000, na cidade de Fortaleza – CE. O objetivo principal foi identificar e analisar a literatura, os filmes, as séries e as músicas consumidas pelos estudantes desse espaço escolar específico. Para alcançá-lo, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: I) Observação do contexto escolar através da inserção e permanência nele por meio PIBID de Sociologia/UFCE; II) Aplicação e análise de um questionário semiaberto, com o objetivo de identificar as produções artísticas mais recorrentes no universo escolar dos jovens de três turmas de duas séries do ensino médio; II) Análise do repertório temático das produções artísticas que obtiveram maior destaque nos questionários. A investigação constatou: I) Aspectos relacionados ao processo de socialização primária e secundária dos jovens do ensino médio abordados na pesquisa, tais como as especificidades dos arranjos familiares e da escolha ou não de uma crença religiosa; II) Os bens simbólicos consumidos pelo público alvo do estudo estão inscritos no campo da produção ampliada, isto é, o campo de produção da indústria de massa (BOURDIEU, 2007). Trata-se de filmes e séries do cinema mainstream, ou seja, de ampla circulação; obras literárias voltadas para o público juvenil de grande êxito editorial, verdadeiros best sellers; músicas de gêneros considerados “não eruditos”, de grande difusão e adesão popular; III) Confluências entre a experiência social desses jovens e os temas recorrentes nas narrativas fílmicas, literárias e nas letras das músicas. O desafio posto é pensar de que maneira essas produções artísticas podem ser mobilizadas como mediações para as problematizações sociológicas do mundo social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nascimento, B. D., & Goncalves, D. N. (2017). O QUE LÊ, O QUE ASSISTE E O QUE ESCUTA O JOVEM NO ENSINO MÉDIO: NOTAS SOBRE O CONSUMO CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5684. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30708
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.