O RECREIO E A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS POPULARES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID

Autores

  • Stefani Duarte Frota
  • Ana Caroline Ferreira da Silva
  • Ana Neiry de Oliveira
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

O presente trabalho discorre acerca da inserção das brincadeiras populares no momento do recreio e da sua importância no processo de inclusão e desenvolvimento de alunos com deficiência no âmbito escolar. As atividades se constituíram como parte do Projeto “Brincando e Aprendendo no Recreio”, realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no momento do recreio com todas as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na escola Municipal Antônio Sales. Objetivou-se refletir sobre a importância da inserção das brincadeiras tradicionais no período do recreio e no processo de inclusão de alunos com deficiência, através do seu caráter lúdico, bem como do resgate cultural que se constitui, contribuindo assim para o desenvolvimento integral da criança no âmbito escolar. A metodologia compreendeu estudos prévios sobre o tema, sondagem aplicada com os alunos em forma de questionário e conversas informais a respeito dos interesses e tipos de brincadeiras que gostariam que fossem realizadas no momento do recreio. Verificamos um maior envolvimento e participação das crianças durante as brincadeiras, bem como satisfação delas por meio da aprendizagem das brincadeiras populares, das quais muitas delas desconheciam, e também da interação com outras crianças de diferentes idades. Dessa forma, averiguamos que tais atividades realizadas durante o recreio contribuíram para o desenvolvimento integral da criança e a constituição de uma aprendizagem significativa, promotora da inclusão no âmbito escolar, elementos estes cruciais para qualidade do ensino. Concluímos que as atividades, realizadas no decorrer do projeto, promoveram uma maior inclusão dos alunos com deficiência e uma significativa valorização da cultura regional através das brincadeiras populares, de modo que puderam trazer um melhor convívio e interação entre os alunos através de experiências significativas.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Frota, S. D., Ferreira da Silva, A. C., Neiry de Oliveira, A., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). O RECREIO E A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS POPULARES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5686. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30710

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência