O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”: UMA PROPOSTA LÚDICA, CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Alice Damasceno Lima
  • Maria Larisse Lima de Sousa
  • Thalyta Cristina Moraes Sobreira
  • Pâmela Paulo Oliveira
  • Maria Jose Albuquerque da Silva

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal Santos Dumont, com alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo experienciar e destacar a importância de Sequências Didáticas para uma aprendizagem integral e significativa, além de ser, segundo Gonçalves e Barros (2010), “uma ferramenta essencial para o trabalho com a escrita e a leitura” contribuindo para a consolidação da alfabetização e do letramento dos alunos, que é o foco de atuação do PIBID Pedagogia. Quanto à metodologia, a sequência didática teve como ponto de partida o conto “João e o Pé de Feijão”, onde foram destacados aspectos norteadores para uma abordagem lúdica dos conteúdos estudados. As atividades da sequência foram desenvolvidas em quatro aulas para cada turma e buscou-se contemplar em Língua Portuguesa os eixos de leitura e oralidade, com interpretação coletiva do conto e análise linguística de trechos e palavras do texto. Também foram trabalhados conteúdos de Ciências mediante a plantação de feijões e o acompanhamento de seu crescimento a ser registrado em um diário, por meio do qual o eixo de escrita também foi contemplado. A Matemática envolveu a elaboração de uma tabela com os dados e resultados da plantação. Os alunos ainda participaram de um júri simulado para julgar o personagem que roubou uma galinha, atividade esta que os fez refletir criticamente para defender seus argumentos, apoiados em questões de direitos humanos, empatia e responsabilidade social. Constatamos como resultado o envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas, levando-nos a concluir que vale a pena o planejamento com criatividade, tornando possível a interação entre disciplinas e conteúdos, buscando valorizar o lúdico e a aprendizagem significativa dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lima, A. D., Lima de Sousa, M. L., Moraes Sobreira, T. C., Oliveira, P. P., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”: UMA PROPOSTA LÚDICA, CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5688. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30712

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência