O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”: UMA PROPOSTA LÚDICA, CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal Santos Dumont, com alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo experienciar e destacar a importância de Sequências Didáticas para uma aprendizagem integral e significativa, além de ser, segundo Gonçalves e Barros (2010), “uma ferramenta essencial para o trabalho com a escrita e a leitura” contribuindo para a consolidação da alfabetização e do letramento dos alunos, que é o foco de atuação do PIBID Pedagogia. Quanto à metodologia, a sequência didática teve como ponto de partida o conto “João e o Pé de Feijão”, onde foram destacados aspectos norteadores para uma abordagem lúdica dos conteúdos estudados. As atividades da sequência foram desenvolvidas em quatro aulas para cada turma e buscou-se contemplar em Língua Portuguesa os eixos de leitura e oralidade, com interpretação coletiva do conto e análise linguística de trechos e palavras do texto. Também foram trabalhados conteúdos de Ciências mediante a plantação de feijões e o acompanhamento de seu crescimento a ser registrado em um diário, por meio do qual o eixo de escrita também foi contemplado. A Matemática envolveu a elaboração de uma tabela com os dados e resultados da plantação. Os alunos ainda participaram de um júri simulado para julgar o personagem que roubou uma galinha, atividade esta que os fez refletir criticamente para defender seus argumentos, apoiados em questões de direitos humanos, empatia e responsabilidade social. Constatamos como resultado o envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas, levando-nos a concluir que vale a pena o planejamento com criatividade, tornando possível a interação entre disciplinas e conteúdos, buscando valorizar o lúdico e a aprendizagem significativa dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, A. D., Lima de Sousa, M. L., Moraes Sobreira, T. C., Oliveira, P. P., & Albuquerque da Silva, M. J. (2017). O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”: UMA PROPOSTA LÚDICA, CRÍTICA E INTERDISCIPLINAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5688. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30712
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.