O USO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA
Resumo
Esta prática foi realizada por bolsistas do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o laboratório de informática da EEM Liceu de Messejana, com turmas de 1° ano. A inserção de metodologias inovadoras – sites que complementam os conhecimentos estudados em sala de aula- torna os processos de ensino e aprendizagem mais significativos para os sujeitos escolares. Essa prática teve como objetivo proporcionar novas experiências, através de uma ferramenta acessível e facilitadora, e promover uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de geografia física. A metodologia ocorreu mediante planejamento das aulas teóricas e práticas, estudos e preparação dos materiais didáticos. Durante as intervenções, os conteúdos do livro didático foram confrontados com as informações da internet. Foram utilizados slides e vídeos na exposição do assunto para complementar a abordagem dos conteúdos. Foram abordadas três temas da geografia física: clima, hidrografia e vegetação. Na aula ministrada sobre clima, os alunos conheceram e analisaram sites governamentais que fornecem informações climáticas importantes sobre o Ceará, por exemplo, o INPE e o IPECE. Na discussão sobre hidrografia, com subsídio de sites da FUNCEME, os alunos refletiram sobre o atual contexto hídrico enfrentado pelo estado do Ceará e por Fortaleza, além de realizarem sua pegada hídrica. No debate sobre vegetação, em especial sobre o Bioma Caatinga, foi proposto aos alunos que buscassem na internet mais informações e curiosidades para enriquecer o processo de aprendizagem. Em cada intervenção, os discentes tiveram a oportunidade de construir um saber mais crítico sobre os aspectos geográficos, assim como o uso da internet de modo racional. Os bolsistas do PIBID adquiriram novos conhecimentos através das experiências e relatos trazidos pelos alunos. Como resultado foi percebido um saldo positivo para bolsistas, alunos e principalmente para a educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins, V. I. da S., Reginaldo da Silva, B., Pereira Moreira, F. M., Quixadá, L. M., & Silva Barbosa, M. E. (2017). O USO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5690. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30714
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.