O USO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA

Autores

  • Virlanda Ingrid da Silva Martins
  • Bruno Reginaldo da Silva
  • Francisca Mayara Pereira Moreira
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Esta prática foi realizada por bolsistas do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com o laboratório de informática da EEM Liceu de Messejana, com turmas de 1° ano. A inserção de metodologias inovadoras – sites que complementam os conhecimentos estudados em sala de aula- torna os processos de ensino e aprendizagem mais significativos para os sujeitos escolares. Essa prática teve como objetivo proporcionar novas experiências, através de uma ferramenta acessível e facilitadora, e promover uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos de geografia física. A metodologia ocorreu mediante planejamento das aulas teóricas e práticas, estudos e preparação dos materiais didáticos. Durante as intervenções, os conteúdos do livro didático foram confrontados com as informações da internet. Foram utilizados slides e vídeos na exposição do assunto para complementar a abordagem dos conteúdos. Foram abordadas três temas da geografia física: clima, hidrografia e vegetação. Na aula ministrada sobre clima, os alunos conheceram e analisaram sites governamentais que fornecem informações climáticas importantes sobre o Ceará, por exemplo, o INPE e o IPECE. Na discussão sobre hidrografia, com subsídio de sites da FUNCEME, os alunos refletiram sobre o atual contexto hídrico enfrentado pelo estado do Ceará e por Fortaleza, além de realizarem sua pegada hídrica. No debate sobre vegetação, em especial sobre o Bioma Caatinga, foi proposto aos alunos que buscassem na internet mais informações e curiosidades para enriquecer o processo de aprendizagem. Em cada intervenção, os discentes tiveram a oportunidade de construir um saber mais crítico sobre os aspectos geográficos, assim como o uso da internet de modo racional. Os bolsistas do PIBID adquiriram novos conhecimentos através das experiências e relatos trazidos pelos alunos. Como resultado foi percebido um saldo positivo para bolsistas, alunos e principalmente para a educação.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Martins, V. I. da S., Reginaldo da Silva, B., Pereira Moreira, F. M., Quixadá, L. M., & Silva Barbosa, M. E. (2017). O USO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5690. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30714

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência