O USO DE DOCUMENTOS EXTRAOFICIAIS COMO UM MEIO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Marynna Lais Quirino Pereira
  • Ana Carla Sabino Fernandes

Resumo

O presente trabalho faz parte de um conjunto de intervenções realizadas no 2o ano, G e K, do Ensino Médio, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals, que estão sendo realizadas durante o ano de 2017. Nessas atividades, os alunos tiveram contato com documentos extraoficiais, previamente selecionados, de determinadas épocas, estabelecidas pelo conteúdo programático da escola, como os períodos que compreendem o movimento Iluminista, a Independência das Treze Colônias, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. O objetivo é, por meio do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, apresentar documentos extraoficiais que trazem diversas perspectivas dos sujeitos envolvidos nesses momentos, para que, assim, pudessem compreender os diversos conflitos ocorridos, bem como desenvolver um pensamento crítico acerca das rupturas que esses movimentos causaram na sociedade da época. Para cumprir esses objetivos utilizou-se cartas e documentos, como a “Carta de Convocação dos Estados Gerais”, o “Caderno de Convocação do Terceiro Estado”, o “Caderno do Clero de Nîmes”, entre outros. Para tanto, fez-se uma breve explanação acerca do período tratado, então dividiu-se a turma em grupos, assim, cada um ficou com um documento produzido por determinado círculo social. Após a leitura, os estudantes apresentaram as reinvindicações dos sujeitos e procurando demonstrar aos demais colegas diferentes perspectivas sobre um mesmo fato. Dessa forma, os resultados encontrados foram que a partir dos documentos, os alunos foram capazes de depreender os principais pontos que os grupos sociais reivindicavam, compreendendo, também, o período histórico em questão, bem como desenvolveram as suas capacidades de argumentação e de análise histórica.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Quirino Pereira, M. L., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). O USO DE DOCUMENTOS EXTRAOFICIAIS COMO UM MEIO DE ENSINO DE HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5694. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30718

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência