O USO DE ESTRATÉGIAS DE TOMADAS DE NOTAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO ORAL NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS NO NUCLI-IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Resumo
O presente trabalho buscou investigar a relação entre o emprego de estratégias específicas de tomada de notas e o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral de estudantes dos cursos de Produção Oral: Interações Acadêmicas do Núcleo de Línguas (NucLi – ISF). Tendo em vista que os cursos do NucLi têm como foco preparar seus estudantes para o ingresso em universidades estrangeiras, foi feita uma análise das suas habilidades de compreensão oral. Os estudantes, de nível básico de acordo com o quadro comum europeu, classificação obtida através da plataforma de ensino de língua inglesa My English Online, foram expostos a um áudio curto de uma aula em língua inglesa e submetidos a um questionário a respeito do que foi ouvido. Posteriormente, os estudantes foram instruídos sobre estratégias e métodos para fazer anotações durante uma palestra ou aula e repetiu-se o questionário a respeito do áudio ouvido em sala. A presente pesquisa foi realizada tendo em vista que estudos apontam que a habilidade de fazer anotações durante aulas é essencial, e promove a aprendizagem e a retenção dos conteúdos tratados nas aulas/palestras (MUELLER, OPPENHEIMER,2014). Ao fim do trabalho, esperamos demonstrar como o ensino forma de estratégias e métodos específicos de tomada de notas contribui positivamente com o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral da língua estrangeira de estudantes de nível básico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sales, L. A., Sá, J. C., Maia, G. da S., & Turolo da Silva, A. (2017). O USO DE ESTRATÉGIAS DE TOMADAS DE NOTAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO ORAL NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS NO NUCLI-IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5695. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30719
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.