O USO DE ESTRATÉGIAS DE TOMADAS DE NOTAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO ORAL NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS NO NUCLI-IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Autores

  • Lucinda Alexandre Sales
  • Jessica Campelode Sá
  • Gabriela da Silva Maia
  • Andreia Turolo da Silva

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a relação entre o emprego de estratégias específicas de tomada de notas e o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral de estudantes dos cursos de Produção Oral: Interações Acadêmicas do Núcleo de Línguas (NucLi – ISF). Tendo em vista que os cursos do NucLi têm como foco preparar seus estudantes para o ingresso em universidades estrangeiras, foi feita uma análise das suas habilidades de compreensão oral. Os estudantes, de nível básico de acordo com o quadro comum europeu, classificação obtida através da plataforma de ensino de língua inglesa My English Online, foram expostos a um áudio curto de uma aula em língua inglesa e submetidos a um questionário a respeito do que foi ouvido. Posteriormente, os estudantes foram instruídos sobre estratégias e métodos para fazer anotações durante uma palestra ou aula e repetiu-se o questionário a respeito do áudio ouvido em sala. A presente pesquisa foi realizada tendo em vista que estudos apontam que a habilidade de fazer anotações durante aulas é essencial, e promove a aprendizagem e a retenção dos conteúdos tratados nas aulas/palestras (MUELLER, OPPENHEIMER,2014). Ao fim do trabalho, esperamos demonstrar como o ensino forma de estratégias e métodos específicos de tomada de notas contribui positivamente com o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral da língua estrangeira de estudantes de nível básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sales, L. A., Sá, J. C., Maia, G. da S., & Turolo da Silva, A. (2017). O USO DE ESTRATÉGIAS DE TOMADAS DE NOTAS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO ORAL NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS NO NUCLI-IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5695. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30719

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência