O USO DE IMAGENS COMO FONTE E OBJETO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
Os livros didáticos em geral, e principalmente os de história estão permeados de imagens, em que cada capítulo tem sua temática abordada acompanhada por pinturas, cartazes, fotografias e etc. E isso se deve a importância que os estímulos visuais adquiriram no processo de ensino e aprendizagem, em que as imagens servem como um atrativo tanto para professores como para os alunos. Contudo, mesmo com a presença assídua, as imagens acabam por possuir um caráter ilustrativo. À vista disso, foi proposto a utilização imagens para o desenvolvimento das temáticas abordados no livro didático História da turma de segundo G da Escola Dr. César Carls, no caso o conteúdo trabalhado foi o período Napoleônico, tendo como objetivo aguçar a percepção dos alunos acerca dos sentidos, das condições de produção e historicidade das imagens. Como metodologia para o desenvolvimento deste trabalho, foram escolhidos cinco pinturas que retratam Napoleão Bonaparte, mas que além de possuírem autores diversos, também foram produzidas em momentos diferentes. O trabalho foi desenvolvido em três partes: a primeira consistiu na divisão dos alunos em grupos de cinco, no qual cada um ficou responsável pela análise de uma imagem; no segundo momento, os alunos apresentaram suas impressões acerca de cada pintura; por último, com suas opiniões, foi formulado uma série de palavras-chave para serem o ponto de partida para o ensinamento do período Napoleônico. Como resultado, os discentes apuraram suas capacidades de interpretação e atentaram para a historicidade das imagens. Com isso, conclui-se a importância da utilização imagens em sala de aula, sendo um agente mobilizador, que com sua análise e problematização, abre uma série de possibilidades fecundas para o desenvolvimento de conteúdos.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moura de Araujo, E., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). O USO DE IMAGENS COMO FONTE E OBJETO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5696. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30720
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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