O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) SOB A PERSPECTIVA DO TETRAEDRO PEDAGÓGICO NA AÇÃO DOCENTE

Autores

  • Deyse Mara Romualdo Soares
  • Gabrielle Sales Lustosa
  • Francisco Renato da Silva Soares
  • Jéssica Santos da Silva
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo da pesquisa é descrever um estudo sobre o uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) sob a perspectiva do tetraedro pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, dentro da ação docente. As práticas pedagógicas incluem desde planejar e sistematizar a dinâmica dos processos de aprendizagem até caminhar no meio de processos que ocorrem para além dela, de forma a garantir o ensino de conteúdos e de atividades fundamentais para a formação do aluno. A pesquisa de natureza qualitativa fundamenta-se em um estudo sobre os REDs, o triângulo pedagógico e o tetraedro pedagógico, considerando a ação docente. A técnica de coleta de dados baseia-se na pesquisa bibliográfica, sendo estudados cinco (5) artigos científicos. Na pesquisa, observou-se que o triângulo pedagógico organiza-se em torno dos seguintes vértices: os professores, os alunos, o saber. Nele, a relação entre dois elementos do processo ensino-aprendizagem, no triângulo, coloca o terceiro em exclusão. Assim, no processo “ensinar” privilegia a relação professor-saber, e o terceiro é atribuído ao estudante. O tetraedro pedagógico acrescenta um vértice: TDICs (chamada de dispositivo ciber-prof), professor, aluno e saber. Na relação professor, aluno, tecnologias digitais e saber, destaca-se a realização da aprendizagem colaborativa. No tetraedro, os REDs são considerados como um suporte de ajuda à aquisição de conhecimentos ou de competências no ensino-aprendizagem, tendo o professor como mediador dessa ação, exigindo que saiba como usar esses recursos. Diante da pesquisa, considera-se que o triângulo pedagógico encontra-se atrelado à pedagogia tradicional. Percebe-se que no tetraedro pedagógico, mais elementos do processo ensino-aprendizagem são considerados. Neste, os REDs criam uma forma diferente de saber, possibilitando potencializar novos conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem. Observa-se que o docente precisa ter conhecimento sobre o uso dos REDs na sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Romualdo Soares, D. M., Lustosa, G. S., Soares, F. R. da S., Santos da Silva, J., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS) SOB A PERSPECTIVA DO TETRAEDRO PEDAGÓGICO NA AÇÃO DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5697. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30721

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência